MOL Group e Turkish Petroleum estabelecem parceria estratégica para explorações de hidrocarbonetos

Da esquerda para a direita - Zsolt Hernádi e Ahmet Türkoğlu.

O Grupo MOL assinou um Memorando de Entendimento com a Turkish Petroleum Corporation (TPAO) em Istambul para cooperar como parceiros estratégicos na exploração e produção de hidrocarbonetos. As empresas concordaram em elevar sua cooperação a um novo nível após projetos conjuntos internacionais bem-sucedidos para uma potencial parceria na exploração na Turquia e outros projetos potenciais em outras regiões.

Sob o Memorando de Entendimento (MoU), o Grupo MOL e a Turkish Petroleum expressaram sua intenção de fornecer conjuntamente sua experiência, conhecimento técnico e comercial, técnicas avançadas e recursos financeiros. Além disso, o MoU abrange a potencial participação conjunta em projetos de exploração, desenvolvimento de campo e produção na região do Cáspio, Turquia, Norte de África e Médio Oriente, bem como na Europa Central e Oriental.

O memorando foi assinado em Istambul pelo presidente e CEO do MOL Group, Zsolt Hernádi, e pelo presidente e CEO da Turkish Petroleum, Ahmet Türkoğlu.

“Estou feliz que a nova parceria estratégica entre o MOL Group e a Turkish Petroleum leve a excelente cooperação de nossas empresas a um novo nível, depois de trabalharmos juntos por uma década em projetos internacionais de exploração e produção. Acredito que o futuro reserva mais sucessos conjuntos. A parceria na exploração de petróleo e gás serve como uma porta de entrada para ampliar ainda mais nosso portfólio internacional e, assim, contribuir para a segurança do fornecimento de energia e a competitividade da Europa Central e Oriental. Nestes tempos de incerteza geopolítica e mudanças rápidas, as parcerias estratégicas são mais valiosas do que nunca. – disse Zsolt Hernádi, presidente e CEO do Grupo MOL.

O Grupo MOL e a Turkish Petroleum têm cooperado em projetos de exploração e produção de hidrocarbonetos como parceiros de joint venture no Azerbaijão no campo Azeri-Chirag-Deepwater Gunashli (ACG) e no campo de Baitugan na Rússia. A nova parceria estratégica está alinhada com a estratégia recentemente atualizada do Grupo MOL, “SHAPE TOMORROW”. Para manter os volumes diários de produção em um nível mínimo de 90 kboepd nos próximos 5 anos, a divisão de Exploração e Produção da empresa visa fortalecer seu portfólio internacional e estabelecer parcerias estratégicas.

Executivos do Grupo MOL e executivos da Turkish Petroleum Corporation.

O Grupo MOL é uma empresa internacional integrada de petróleo, gás, petroquímica e varejo de consumo, com sede em Budapeste, Hungria. Atua em mais de 30 países com uma força de trabalho internacional dinâmica de 25.000 pessoas e um histórico de mais de 100 anos. O Grupo MOL opera três refinarias e duas plantas petroquímicas sob gestão integrada da cadeia de suprimentos na Hungria, Eslováquia e Croácia, e possui uma rede de quase 2400 estações de serviço em 10 países da Europa Central e do Sudeste. As atividades de exploração e produção da MOL são apoiadas por mais de 85 anos de experiência no campo de hidrocarbonetos e 30 anos na injeção de CO2. No momento, tem atividades de produção em 8 países e ativos de exploração em 9 países. A MOL está empenhada em transformar suas operações tradicionais baseadas em combustíveis fósseis em um modelo de negócios sustentável e de baixo carbono e aspira a se tornar neutra em carbono líquido até 2050, moldando a economia circular de baixo carbono na Europa Central e Oriental.

Últimas Notícias

Arábia Saudita e Indonésia aprofundam parceria

Sua Excelência Bandar Al-Khorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, está se preparando para visitar a Indonésia e todos os olhares...

Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis...

Indústria química em queda livre

De acordo com o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim-Fipe, os resultados do primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período...