Nextron capta R$26 milhões em Series A para democratizar energia solar por assinatura no Brasil


A Nextron, climate tech que conecta geradores de energia renovável a consumidores por meio de assinaturas, captou R$ 26 milhões em uma rodada Series A, liderada pela Vox Capital e Copel Ventures. O novo aporte servirá para expandir a atuação da startup a nível nacional além de escalar a plataforma proprietária de aquisição de clientes, totalizando mais de 50 mil assinantes até o fim de 2024. 

A Nextron é uma alternativa para o consumidor economizar na conta de luz e usufruir de energia de fontes renováveis sem a necessidade de realizar instalações de painéis solares. A startup desenvolveu um software proprietário no modelo de marketplace que resolve as dores de duas pontas: o consumidor que deseja se conectar a uma fonte de energia renovável, mas não dispõem de telho ou não quer arcar com custos de aquisição de painéis solares, e o empresário que investe em uma usina solar de pequeno e médio porte e precisa ampliar a rentabilização da energia gerada. 

A adesão à Nextron se dá por meio de uma experiência digital e sem custos, na qual a startup realiza toda a gestão entre as usinas solares e a distribuidora de energia, gerando uma economia mensal de até 20% na conta de luz para os assinantes.

“Hoje apenas grandes indústrias têm a liberdade de escolher de onde vem a energia que utilizam. Por meio da Nextron, conseguimos democratizar essa liberdade de escolha e acesso a uma energia limpa mais barata de forma simples e totalmente digital para o varejo, ou seja, consumidores residenciais e comerciais, que somam mais de 80 milhões no Brasil. Estou muito confiante que o Brasil será o protagonista na transição energética a nível global, e democratizar o acesso dos brasileiros a ela é a razão pela qual criamos a Nextron”, avalia Ivo O. Pitanguy, (à esquerda na foto)CEO e co-fundador da climate tech.

“À medida que avançamos com o apoio dos nossos investidores estratégicos, como a VOX Capital e a Copel Ventures, vemos uma oportunidade única de liderar a construção de um ecossistema que promova a transparência e a acessibilidade dos dados energéticos dos consumidores (Open Energy) no Brasil. Estamos comprometidos em transformar o setor de energia, tornando a energia solar não apenas uma opção, mas sim uma solução para milhões de brasileiros, graças à nossa plataforma digital que promove uma adesão simples, digital e sem custos. Juntos, estamos pavimentando o caminho para um futuro de energia renovável, democratizado e ao alcance de todos”, afirma o co-fundador e CTO da startup, Roberto G. Hashioka.

O mercado de energia solar no Brasil segue em ascensão, tendo crescido mais de 400% desde 2020. De acordo com o Datafolha, 73% dos brasileiros possuem interesse em utilizar energia solar. Em 2023, o Brasil bateu recorde no segmento: já são 2.3 milhões de usinas solares instaladas em território nacional, capazes de produzir de 25,8 Gigawatts de potência instalada, com mais de 1 milhão de novos empregos gerados e mais de 180 bilhões investidos, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) prevê que novos investimentos no setor solar poderão ultrapassar a cifra de 38,9 bilhões em 2024.

O investimento fez parte dos fundos Vox Tech for Good Growth e Copel Ventures-I, ambos geridos pela VOX, além de ter recebido também o aporte da Endeavor Scale-up Ventures e follow-ons dos investidores da rodada seed de R$ 11,5 milhões, realizada em maio de 2022, como a Valor Capital Group e Barn Investimentos.

Últimas Notícias

Instalação de robôs atingem pico no mundo, mas caem nos EUA

O novo relatório World Robotics registrou 4.281.585 unidades operando em fábricas no mundo todo — um aumento de 10%. As instalações anuais ultrapassaram meio...

BMW Group vai aportar R$ 1,1 bilhão no Brasil para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais de 2025 a 2028

O BMW Group anunciou o aporte de R$ 1,1 bilhão (€ 200 mi) entre 2025 e 2028 no Brasil, para produzir novos modelos e...

Fraude no comércio eletrônico ultrapassará US$ 107 bilhões em 2029

Um novo estudo da Juniper Research, especialista em fintech e mercados de pagamento, revelou que o valor da fraude de comércio eletrônico aumentará de US$...