A primeira instalação de transporte e armazenamento transfronteiriço de CO 2 do mundo está concluída e pronta para receber e armazenar CO 2 .
Em 26 de setembro, o Ministro da Energia da Noruega realiza a inauguração oficial da instalação de transporte e armazenamento de CO 2 da Northern Lights em Øygarden, perto de Bergen. A instalação da Northern Lights é uma joint venture entre Equinor, Shell e TotalEnergies.
“A conclusão da instalação Northern Lights marca um marco importante para o desenvolvimento global de um modelo de negócios para captura, transporte e armazenamento de carbono. Ela abre uma cadeia de valor para a descarbonização da indústria e energia europeias e mostra o papel que nós e nossos parceiros assumimos no desenvolvimento de soluções de baixo carbono na transição energética”, diz o CEO Anders Opedal.
A captura, transporte e armazenamento de carbono em larga escala (CCS) desempenharão um papel fundamental na transição energética, pois oferecem uma solução para grandes emissores industriais difíceis de reduzir que precisam descarbonizar seus processos.
O projeto Northern Lights faz parte do projeto CCS norueguês em grande escala chamado Longship . O projeto em grande escala inclui a captura de CO 2 de fontes industriais e o transporte de CO 2 líquido para o terminal em Øygarden. De lá, o CO 2 liquefeito será transportado por gasoduto para o local de armazenamento offshore abaixo do leito marinho no Mar do Norte, para armazenamento seguro e permanente.
“Este projeto demonstra o que pode ser alcançado quando autoridades e indústria estão trabalhando em direção ao mesmo objetivo e co-investem para reduzir riscos. A Equinor tem vários desenvolvimentos de transporte e armazenamento de CO 2 em nosso portfólio como operadora e parceira. A cadeia de valor estabelecida da Northern Lights e a experiência do projeto serão valiosas para amadurecer e ampliar futuros projetos de CCS”, diz Opedal.
A capacidade da primeira fase de 1,5 milhão de toneladas de CO 2 por ano está totalmente reservada, e os proprietários da joint venture continuam trabalhando em planos para aumentar a capacidade de transporte e armazenamento para o futuro.