A nova edição do Monitor do Comércio já está disponível. O documento avalia e apresenta os dados das exportações e importações entre o Brasil e os Estados Unidos em períodos específicos durante o ano.
Nos primeiros 9 meses de 2023, a relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos atingiu US$ 55,5 bilhões nos primeiros três trimestres de 2023 – o segundo maior patamar histórico para o período, menor apenas que em 2022 quando os preços internacionais estavam mais elevados.
“No geral, o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos mantêm um perfil dinâmico, com crescimento na maioria dos produtos e uma perspectiva de evolução, sobretudo nos itens de maior valor agregado e intensidade tecnológica”, afirma Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil.
Os destaques desse Monitor mostram que as exportações totais brasileiras para os EUA encolheram 4,5%; a indústrias de transformação ampliou sua participação no comércio bilateral; as compras brasileiras de gás e petróleo caíram 26,5%; entre os 10 principais produtos importados pelo Brasil dos EUA, seis tiveram alta – incluindo motores e máquinas não elétricas, inseticidas e fungicidas, polímeros, instrumentos de medição e medicamentos.
O Monitor está aqui