nstech utiliza AI para melhorar o acesso de caminhões em terminal


Em parceria com a Rumo, operadora de ferrovias do Brasil, a nstech, empresa de software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, implementou uma solução para resolver o problema das filas no terminal de Rondonópolis (MT) — o mais movimentado da empresa e o maior terminal de grãos da América Latina, que recebe cerca de 2 mil caminhões por dia. 

Com o intuito de reduzir o tempo de espera dos motoristas, eliminar filas externas, otimizar o fluxo interno no pátio e melhorar a experiência dos motoristas e a performance da operação, a solução tem como objetivo, usando I.A. direcionar para o terminal apenas os veículos que estão na vez de operar, organizando assim o fluxo de chegada, impedindo que veículos se adiantem e gerem congestionamentos no entorno do terminal. 

Em 4 meses, a implementação da solução trouxe ganhos para a operação como transformação do processo de entrada: de um modelo empurrado para um modelo puxado, focado inclusive no produto certo, eliminando as filas na frente do Rondopátio e do TRO, dando maior fluidez e organização não só fora do pátio, mas consecutivamente dentro do mesmo, previsibilidade operacional para as equipes de solo, melhoria na comunicação entre terminal e motorista e experiência aprimorada para os motoristas, com impacto positivo também nos postos da região.  Além disso, os resultados foram possíveis com o desenvolvimento da funcionalidade “Cheguei”, integrada ao aplicativo para motoristas e ao modelo da IA. Com ela, o processo de entrada no pátio só pode ser iniciado quando o caminhoneiro está fisicamente dentro de uma área geográfica específica, determinada pela Rumo.

“A funcionalidade nasceu de uma demanda concreta da Rumo, desenvolvida com foco na resolução do problema de filas nas rodovias. Enquanto empresa, acreditamos que a tecnologia deve ser colaborativa e impactar diretamente a operação, tendo sempre como foco o cliente final”, reforça Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.

Como parte do nosso processo evolutivo, aplicamos técnicas de machine learning à base de dados, permitindo que a IA aprenda continuamente com o volume de informações e tome decisões cada vez mais precisas, eficientes e autônomas. 

As soluções de YMS e superapp, juntamente a outras 100 da companhia, possibilitam ganho de eficiência, redução de custos e transformação da logística em vantagem competitiva a mais de 75 mil clientes.

Últimas Notícias

ADNOC usa experiência dos EUA em xisto para desbloquear seu potencial de gás não convencional

Os Emirados Árabes Unidos estão adotando técnicas de fraturamento hidráulico testadas nos EUA para explorar seus recursos de gás não convencional muito promissores, com...

Aramco e Yokogawa alcançam comissionamento de múltiplos agentes de IA para controle autônomo em uma instalação de gás

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que alcançou um marco histórico na implementação de soluções de inteligência artificial (IA) industrial com a Aramco, uma das...

Eni e PETRONAS criam um novo centro de energia na região da Ásia-Pacífico

A criação de uma nova empresa (NewCo) entre a Eni e a Petronas dá origem a um novo player energético com papel fundamental na região Ásia-Pacífico, particularmente...