A NTT data, empresa de infraestrutura e serviços de TI, revelou sua nova plataforma Edge AI para acelerar a convergência de TI/OT, trazendo o processamento de IA para a borda. Ao processar dados quando e onde eles são gerados e unificar diversos dispositivos, sistemas e dados de IoT, essa solução exclusiva e totalmente gerenciada permite decisões em tempo real, eficiências operacionais aprimoradas e implantação segura de aplicativos de IA em todos os setores para impulsionar tecnologias avançadas da Indústria 4.0.
Embora os holofotes tenham sido voltados para GenAI e Large Language Models (LLMs), essas tecnologias são impraticáveis para setores que exigem tomada de decisão local e em tempo real. A solução Edge AI da NTT DATA aborda esse desafio processando conjuntos de dados massivos em plataformas de computação compactas, usando modelos de aprendizado de máquina menores e mais eficientes para fornecer insights de IA em tempo real.
O Edge AI da NTT DATA é uma plataforma de serviço gerenciado que inclui todos os sistemas, ferramentas e recursos necessários para a IA na borda. Ele aborda a descoberta de dados, coleta, integração, poder de computação, conectividade contínua e gerenciamento de modelos de IA.
A plataforma Edge AI, apoiada pelos cientistas de dados consultores da NTT DATA, serviços gerenciados e recursos técnicos globais, aborda o desafio da Shadow IoT e os requisitos de infraestrutura de IA. Ele faz isso descobrindo, unificando e processando automaticamente dados de dispositivos IoT e ativos de TI em toda a organização, simplificando a implantação e o gerenciamento de IA.
Projetada para atender aos requisitos específicos do setor, a plataforma Edge AI aproveita modelos de IA mais leves e econômicos, permitindo que ela seja executada em uma pequena caixa de computação. A IA de borda executará tarefas específicas, como suporte à segurança ou eficiência operacional, coletando dados de dispositivos diferentes em um ambiente de rede, permitindo processamento e análise de dados instantâneos e seguros.
As operações de manufatura podem se beneficiar de uma manutenção preditiva aprimorada acessando dados de TI/OT de sensores, máquinas, câmeras e aplicativos para planejar e resolver falhas. Além disso, o Edge AI da NTT DATA pode monitorar e otimizar o consumo de energia em tempo real, prevendo picos de energia e otimizando o uso da máquina, reduzindo custos e CO2 emissões com energia renovável.
“Nossa plataforma Edge AI representa um salto significativo na condução da IA na borda de forma segura e econômica”, disse Shahid Ahmed, vice-presidente executivo do grupo de serviços de borda da NTT DATA. “Ao harmonizar dados de sensores e dispositivos diferentes com modelos leves de IA, alimentando todos os tipos de casos de uso de automação, o Edge AI da NTT DATA é pioneiro na adoção de IA industrial como a primeira oferta totalmente gerenciada, ajudando as organizações a se modernizarem com soluções personalizadas e específicas do setor.”
De acordo com a IDC, espera-se que os gastos mundiais com computação de borda atinjam US$ 232 bilhões em 2024, um aumento de 15% em relação a 2023. Esse crescimento é perpetuado pelo crescente número de dispositivos IoT conectados em todo o mundo, que deve exceder 41 bilhões até 2025. Como a primeira plataforma de convergência de TI/OT totalmente gerenciada do setor, o Edge AI transforma ativos físicos em ativos de software para insights orientados por dados, independentemente do fabricante. Operando na borda, os serviços gerenciados integram ativos de OT com aplicativos de TI, aumentando a eficiência operacional. O Edge AI também fornece uma visão da versão do firmware de todos os dispositivos conectados para promover a correção de vulnerabilidades e a segurança geral do dispositivo.