O Observatório Nacional adquiriu os sistemas sísmicos Mini e Nimble da Stryde para dar suporte às suas atividades de pesquisa e exploração geofísica em todo o Brasil.
O Observatório Nacional do Brasil é uma das instituições de pesquisa científica mais antigas e respeitadas do Brasil. Fundado em 1827, ele opera sob a tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com sede no Rio de Janeiro, e está ativamente envolvido em:
- Monitoramento da atividade sísmica em todo o Brasil.
- Fornecimento de dados científicos e consultoria para exploração de recursos naturais.
- Estabelecer parcerias com organizações nacionais e internacionais em tópicos científicos de fronteira, como hidrogênio natural, energia geotérmica e captura e armazenamento de carbono (CCUS).
A primeira implantação dos sistemas sísmicos Stryde se concentrará em um projeto pioneiro de exploração de hidrogênio natural.
O projeto do Observatório Nacional aproveitará a tecnologia de aquisição sísmica leve e ágil da Stryde para adquirir dados sísmicos de alta densidade e obter uma visão sem precedentes das estruturas do subsolo do Brasil.

“Estamos muito satisfeitos em apoiar o Observatório Nacional do Brasil em sua missão de acelerar a descoberta científica e a transição energética”, disse Mike Popham, CEO daStryde. “Nossos sistemas Mini e Nimble são especialmente adequados para operações em ambientes desafiadores e remotos, permitindo a aquisição rápida, eficiente e de alta resolução de dados sísmicos, essencial para a exploração inicial de hidrogênio.”
O sistema Mini da Stryde oferece agilidade e facilidade de implantação incomparáveis em diversos terrenos, enquanto o sistema Nimble fornece aquisição de dados flexível e escalável para levantamentos sísmicos 2D e 3D, missões de pesquisa ou projetos piloto.

“O uso dos sistemas sísmicos do Stryde permitirá que o Observatório conduza levantamentos geofísicos avançados com impacto logístico mínimo e menores custos operacionais”, disse Sergio Luiz Fontes, Pesquisador Sênior do Observatório Nacional do Brasil.
Esta aquisição reflete a expansão contínua da Stryde no mercado latino-americano e ressalta o crescente reconhecimento global da abordagem inovadora da empresa para aquisição sísmica para aplicações de transição energética. O Observatório Nacional continua ampliando sua infraestrutura de pesquisas. Este projeto conta com a apoio da FINEP e os equipamentos integrarão o Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil – PEG-Br.

