A parceria visa à criação de uma unidade de produção dedicada à fabricação de resinas acrílicas na Índia. As duas empresas firmaram um acordo para estabelecer uma nova companhia na Índia, com a Thermax detendo a participação majoritária de 51% e a OCQ ficando com 49%.
O Grupo OCQ, um dos maiores players do setor químico da América Latina, com 21 investidas, e vendas de 800 mil toneladas de resinas em 2024, informa a formação de uma nova companhia com a Thermax Chemical Solutions Private Limited, subsidiária integral da Thermax, que se destaca no mercado indiano como um dos principais conglomerados do setor de energia e meio ambiente. Seu amplo portfólio inclui soluções para ar limpo, energia limpa, água limpa e produtos químicos e a empresa se posiciona como parceira confiável na transição energética.

A joint venture será responsável pela fabricação, comercialização, marketing e venda dos materiais formulados pela OCQ, aproveitando os recursos, a infraestrutura e a ampla base de clientes da Thermax. Para acomodar as novas operações, OCQ e Thermax adaptarão a planta industrial existente em Jhagadia, Gujarat, Índia, estabelecendo a primeira linha de produção para a fabricação de resinas acrílicas.
Essa parceria representa um passo significativo na estratégia de expansão internacional da OCQ, garantindo uma presença sólida na Índia – um dos países com crescimento econômico e populacional mais acelerado do mundo. A Thermax deterá 51% da joint venture, enquanto a OCQ terá 49%. As empresas esperam criar um valor significativo, fortalecendo sua presença global no mercado e oferecendo soluções químicas de alto desempenho.
Francisco Fortunato, sócio fundador do Grupo OCQ, afirmou: “Vemos essa parceria como um passo estratégico para expandir nossa presença geográfica e alcance internacional, em colaboração com a Thermax. Com seu rico legado de seis décadas, reputação confiável e profundo conhecimento do setor, a Thermax se destaca como parceira ideal para este empreendimento. Reconhecemos o desafio de entrar em um mercado ainda pouco explorado por empresas brasileiras, mas com o histórico comprovado da Thermax e a forte presença na região, estamos confiantes em aproveitar esta oportunidade e explorar o promissor mercado asiático”.
Ashish Bhandari, Diretor Executivo e CEO da Thermax Limited, declarou: “A OCQ é uma empresa de destaque em seu setor, e essa parceria nos permitirá fabricar e fornecer produtos químicos de alto desempenho para uma ampla gama de indústrias. Inicialmente, a produção será focada em resinas acrílicas, amplamente utilizadas nos setores de tintas, adesivos, infraestrutura, têxtil e impermeabilização. No futuro, a planta será expandida para incluir resinas poliéster e alquídicas, entre outras. Esse passo marca o início da nossa incursão em uma nova linha de negócios dentro do portfólio químico de soluções.”
A escolha da Índia para a instalação dessa unidade de produção foi estratégica, dado seu enorme potencial de crescimento. Com uma população de aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas e uma economia que deve se tornar uma das três maiores do mundo nos próximos anos, a Índia representa uma oportunidade única para a OCQ. O país também enfrenta desafios de infraestrutura em setores-chave, como construção e produtos químicos, criando assim mais oportunidades de expansão.
A nova empresa fortalecerá o portfólio químico da Thermax, que atualmente inclui resinas de troca iônica, produtos químicos para tratamento de água, produtos químicos para campos petrolíferos e produtos químicos para construção.
A OCQ terá uma participação de 49% na nova companhia, enquanto o parceiro indiano ficará com 51%. A colaboração visa unir a expertise em tecnologia OCQ, além da sua experiência com a rede internacional de fornecedores de matéria-prima, com o vasto conhecimento de engenharia e infraestrutura do parceiro local. A expectativa é que a joint venture gere um valor significativo para ambas as empresas, expandindo sua presença no mercado global e oferecendo soluções químicas de alta qualidade para o Sudeste Asiático.