Oferta Permanente de Concessão (OPC): 5º Ciclo tem recorde de bônus de assinatura


A ANP realizou (17/06), no Rio de Janeiro, a sessão pública do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC). O bônus de assinatura arrematado, de R$ 989.261.000,96, foi recorde considerando todos os ciclos da OPC. O bônus teve um ágio de mais de 500%, ou seja, o percentual arrecadado a mais do que o mínimo definido no edital. 

No total, foram arrematados 34 blocos, por nove empresas. Os blocos estão localizados nas bacias: Parecis (terra); Foz do Amazonas, Santos e Pelotas (mar). Estão previstos investimentos de R$ 1.456.963.000,00 somente na primeira fase dos contratos, a fase de exploração.

Fotos: ANP/PepeOliveira

“O resultado de hoje, na visão da ANP, foi bastante positivo, demonstrando a confiança dos investidores no potencial exploratório do Brasil”, afirmou a Diretora-Geral interina da ANP, Patricia Baran, ao final da sessão pública. 
A Diretora destacou, entre os resultados, a performance das bacias da Margem Equatorial. “Tivemos ágio de quase 3.000% em áreas da Margem Equatorial e concorrência em 7 dos 19 blocos arrematados. Esta foi a primeira vez que áreas dessa região foram ofertadas na modalidade de oferta permanente”.

Confira as ofertas vencedoras.

As empresas ou consórcios vencedores precisam, a partir de agora, seguir as demais etapas previstas no cronograma, como apresentação de documentos e pagamento do bônus de assinatura, para, então, serem assinados os contratos. A assinatura está prevista para ocorrer até 28/11/2025. 

Veja todas as etapas do cronograma.

Além da realização do 5º Ciclo da OPC, também foi aberto na ocasião o 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP), com blocos localizados no Pré-sal.

A abertura do 3º Ciclo obedece à dinâmica da Oferta Permanente: a partir do recebimento de declaração de interesse em um ou mais blocos do edital, um novo ciclo é aberto. 

No edital do 3º Ciclo da OPP estão disponíveis, para novas declarações de interesse por empresas, 13 blocos exploratórios, localizados nas bacias de Santos e Campos. O cronograma desse 3º ciclo pode ser encontrado aqui.

Últimas Notícias

ADNOC usa experiência dos EUA em xisto para desbloquear seu potencial de gás não convencional

Os Emirados Árabes Unidos estão adotando técnicas de fraturamento hidráulico testadas nos EUA para explorar seus recursos de gás não convencional muito promissores, com...

Aramco e Yokogawa alcançam comissionamento de múltiplos agentes de IA para controle autônomo em uma instalação de gás

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que alcançou um marco histórico na implementação de soluções de inteligência artificial (IA) industrial com a Aramco, uma das...

Eni e PETRONAS criam um novo centro de energia na região da Ásia-Pacífico

A criação de uma nova empresa (NewCo) entre a Eni e a Petronas dá origem a um novo player energético com papel fundamental na região Ásia-Pacífico, particularmente...