A Scania lançou um chassis inédito, elétrico K 230E B4x2LB e um novo painel digital, disponível em 2025 – o Acelerador Inteligente passa a fazer parte de série do portfólio a partir de agora e garante mais 3% de economia de combustível, subindo para 11% a redução de consumo dos chassis. O Scania Consórcio lançará sua nova campanha, de 100 cotas, com sorteio de chassi e mais 10 viagens para a Busworld, em 2025 na Bélgica, e visita à matriz na Suécia.
De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, será realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda equipe, time de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania.
“A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”
A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8×2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.”
A produção do chassi elétrico começa em março de 2025 na fábrica de São Bernardo do Campo, em são Paulo. O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. Já o K 500 8×2 tem motor de 13 litros, 6 cilindros, potência de 500 cv @ 1.800rpm e desenvolve um torque de 2.550Nm @925-1.340. É vocacionado para linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo. A tração 8×2 permite receber carrocerias DD (Double Decker, dois andares).