Ônibus 100% elétrico e novo painel digital


A Scania lançou  um chassis inédito, elétrico K 230E B4x2LB e um novo painel digital, disponível em 2025 – o Acelerador Inteligente passa a fazer parte de série do portfólio a partir de agora e garante mais 3% de economia de combustível, subindo para 11% a redução de consumo dos chassis. O Scania Consórcio lançará sua nova campanha, de 100 cotas, com sorteio de chassi e mais 10 viagens para a Busworld, em 2025 na Bélgica, e visita à matriz na Suécia.

De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, será realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda equipe, time de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania.

“A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania ganhará, de série, a partir de janeiro de 2025 um novo painel digital e uma nova arquitetura eletrônica. Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

O novo painel digital tem 12,3’ polegadas com alta tecnologia embarcada e design moderno e de fácil acesso e manuseio. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”

A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8×2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré. “Mais um passo fundamental para a total segurança do motorista e passageiros durante a viagem, e, consequentemente na preservação de vidas.” 

A produção do chassi elétrico começa em março de 2025 na fábrica de São Bernardo do Campo, em são Paulo. O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. Já o K 500 8×2 tem motor de 13 litros, 6 cilindros, potência de 500 cv @ 1.800rpm e desenvolve um torque de 2.550Nm @925-1.340. É vocacionado para linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo. A tração 8×2 permite receber carrocerias DD (Double Decker, dois andares).

Últimas Notícias

ADNOC usa experiência dos EUA em xisto para desbloquear seu potencial de gás não convencional

Os Emirados Árabes Unidos estão adotando técnicas de fraturamento hidráulico testadas nos EUA para explorar seus recursos de gás não convencional muito promissores, com...

Aramco e Yokogawa alcançam comissionamento de múltiplos agentes de IA para controle autônomo em uma instalação de gás

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que alcançou um marco histórico na implementação de soluções de inteligência artificial (IA) industrial com a Aramco, uma das...

Eni e PETRONAS criam um novo centro de energia na região da Ásia-Pacífico

A criação de uma nova empresa (NewCo) entre a Eni e a Petronas dá origem a um novo player energético com papel fundamental na região Ásia-Pacífico, particularmente...