Otimização quântica para redes elétricas

Imagem: 123RF

O Open Quantum Institute do CERN lançou um projeto para promover a otimização quântica de redes de energia com os desenvolvedores de software quântico Classiq e Wolfram Research.

As duas empresas pretendem colaborar na aplicação de métodos híbridos quânticos-clássicos a desafios de otimização de redes elétricas.

O foco será o “problema de comprometimento de unidades”, que consiste em programar de forma otimizada unidades de geração para um conjunto de condições, como atender à demanda ao menor custo. Isso está se tornando cada vez mais complexo para a computação tradicional à medida que o número de geradores aumenta.

Mads Bahrami, chefe de inovação acadêmica da Wolfram Research, sediada nos EUA, comenta que a parceria aproveita os pontos fortes complementares das duas empresas: a da Classiq em desenvolvimento de software quântico e a da Wolfram em computação simbólica e numérica

“Estamos ansiosos para contribuir com abordagens quânticas que tratem as complexidades dos sistemas de energia modernos. Nossa participação reflete nosso comprometimento em resolver problemas de escala industrial usando computação quântica,” disse Nir Minerbi, CEO da Classiq.

O Open Quantum Institute, atualmente em fase piloto após seu lançamento em março de 2024 e sediado no CERN em Genebra, Suíça, como parte de sua Iniciativa de Tecnologia Quântica, visa explorar o potencial das tecnologias quânticas para beneficiar a sociedade.

Assim, cada projeto está vinculado a um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável — no caso da energia, ao ODS 7 sobre acesso universal à energia.

Além de reunir especialistas quânticos e outros, seus objetivos incluem ampliar o acesso a computadores quânticos por meio de parcerias com provedores da indústria e construir um consórcio educacional para desenvolver habilidades de capacitação e disponibilizar materiais educacionais globalmente.

No projeto ‘Gerenciamento de rede inteligente’, a Classiq e a Wolfram pretendem explorar técnicas de computação quântica combinando síntese de software quântico para dimensionar programas com estruturas matemáticas avançadas para aumentar a escalabilidade, eficiência e aplicabilidade no mundo real para provedores de energia e operadores de rede para melhorar soluções de problemas de comprometimento de unidades.

Os resultados específicos incluem modelos de otimização quântica escaláveis ​​para gerenciamento de rede de energia, fluxos de trabalho híbridos quânticos-clássicos que podem ser integrados à infraestrutura existente do setor de energia e estudos de benchmarking para avaliar ganhos de desempenho em relação aos solucionadores clássicos.

O projeto ‘Gestão de rede inteligente’ é um dos vários relevantes para o setor de energia em vários estágios de desenvolvimento no Open Quantum Institute.

Últimas Notícias

Novo Banco de Desenvolvimento aprova mais de 6 bilhões em projetos no Brasil

Durante a 17ª Cúpula do BRICS, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff, anunciou a aprovação de 29 projetos no Brasil....

Chip totalmente óptico pode desbloquear comunicação na velocidade da luz

A ascensão do big data apresenta grandes desafios para o processamento de informações, especialmente em termos de manipulação de grandes volumes de dados e...

Kemin migra para o Mercado Livre de Energia

A Kemin, multinacional do setor de ingredientes e soluções para nutrição animal e humana, anunciou a migração da unidade de Valinhos (SP) para o...