A Amcham Brasil lançou seu Panorama 2026, um levantamento que reúne a visão de mais de 600 líderes de diferentes setores e portes empresariais, identificando as tendências emergentes e o nível de prontidão das empresas brasileiras para inovar, adotar e se adaptar a novas tecnologias e modelos de negócio para se manterem competitivas.
Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, destaca três pontos que fazem do Panorama uma leitura obrigatória:
1. Antecipa o futuro com visão estratégica
O primeiro ponto enfatizado por Abrão Neto é a importância de enxergar adiante. O Panorama 2026 revela como líderes empresariais interpretam os movimentos que irão redesenhar mercados e setores. Essa capacidade de antecipação é decisiva porque permite ajustar prioridades antes que as mudanças se consolidem. Ao identificar movimentos estruturais em curso, líderes conseguem agir no tempo certo, evitando decisões reativas e garantindo maior previsibilidade em seus planos.
Assim, o relatório funciona como um radar estratégico. Ele oferece insumos para que conselhos e equipes executivas alinhem expectativas, fortaleçam o posicionamento competitivo e construam estratégias de longo prazo mais consistentes.
2. Decidir com segurança em meio às incertezas
Se antecipar é essencial, agir com clareza também é. Em um cenário global de volatilidade econômica, tensões comerciais e pressões regulatórias, decisões precisam ser tomadas com base em dados e comparativos confiáveis: a precisão das escolhas empresariais está diretamente ligada ao acesso e ao uso de informações qualificadas.
Ao reunir percepções de lideranças empresariais e evidências sobre prioridades de mercado, o estudo oferece insumos para que companhias direcionem investimentos de forma mais precisa, protejam margens de competitividade e fortaleçam seu posicionamento estratégico independentemente do nível de estabilidade ao ambiente.
3. Entender como a inteligência artificial vai redefinir a competitividade
A antecipação e a segurança, no entanto, só se completam quando somadas à compreensão de transformações tecnológicas. Entre elas, ainteligência artificial ocupa lugar de destaque.
Mais do que uma tendência, a IA já é um divisor de águas para produtividade, inovação e modelos de gestão. O Panorama apresenta um retrato claro de como empresas brasileiras estão incorporando essa tecnologia e quais áreas recebem prioridade em investimentos, por exemplo.

Dessa forma, acompanhar os resultados da pesquisa auxilia a antecipar tendências, fortalecer sua estratégia de gestão empresarial e garantir que os negócios estejam prontos para competir em um cenário em transformação.

