Passaporte Digital em teste


Finlandeses que voam de Helsínquia para o Reino Unido podem mostrar uma identificação digital no celular, em vez do passaporte físico. Os passageiros de alguns voos da Finnair poderão passar pelo controle de fronteira usando credenciais digitais de viagem (DTC), em vez de entrar na fila.

É a primeira vez que o Controlo de Fronteiras Finlandês vai aceitar um passaporte digital será aceito em um ambiente real de controle de fronteiras, no mundo. A ideia é que isso torne o processo mais rápido.

Por enquanto o teste é uma parceria da Finlândia com a Finnair, a polícia finlandesa e a operadora aeroportuária Finavia, mas pode se tornar uma tendência na união Europeia.

O projeto piloto DTC foi aberto aos passageiros finlandeses em voos da Finnair para Londres, Edimburgo ou Manchester e está disponível apenas para cidadãos finlandeses.

Os viajantes voluntários primeiro baixam o aplicativo de documento de viagem digital FIN DTC Pilot; em seguida, se registram na polícia nos serviços de licença da Delegacia Principal de Vantaa – o que exige uma consulta presencial e apresentação do passaporte físico válido para criar a versão digital. Durante o registro, se assina um termo de consentimento e é tirada uma foto do seu rosto para ser usada no reconhecimento facial.

O período experimental termina no final de fevereiro de 2024.

O teste do passaporte digital da Finlândia faz parte de um projeto piloto mais amplo da UE, à medida que o bloco busca melhorar a tecnologia de viagens.

No ano passado, a Comissão Europeia procurou saber quais os países estariam dispostos a participar nos testes dos documentos digitais. A Croácia também se ofereceu como voluntária e espera executar o seu próprio projeto piloto no Aeroporto de Zagreb ainda este ano.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...