Perspectivas Energéticas 2025 da Equinor apresenta quatro cenários para o futuro da economia mundial, mercados internacionais de energia e emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia.

acesse o estudo completo.

Previsões de longo prazo para o desenvolvimento dos mercados globais de energia são normalmente muito difíceis. Com a publicação do relatório Energy Perspectives deste ano, a tarefa torna-se ainda mais complexa, visto que os mercados globais e a geopolítica estão passando por mudanças drásticas com consequências imprevisíveis tanto a curto quanto a longo prazo. As prioridades políticas que afetam os mercados globais de energia estão se distanciando cada vez mais da descarbonização e se voltando para a acessibilidade energética e a segurança do fornecimento de energia. Além disso, é quase impossível avaliar o impacto a curto prazo dos conflitos comerciais e das novas regras no jogo geopolítico.

“O cenário geopolítico e os conflitos comerciais ilustram claramente que a cooperação global necessária para uma transição energética alinhada ao Acordo de Paris não está presente”, afirma o vice-presidente sênior e economista-chefe Eirik Wærness.
Uma transição energética global, aproximadamente em linha com as ambições do Acordo de Paris, sofreu um atraso significativo e tornou-se mais fragmentada, e as emissões globais de gases com efeito de estufa continuaram a aumentar no ano passado. Apesar de inúmeros desenvolvimentos positivos, as realidades macroeconómicas, políticas e geopolíticas são caracterizadas pela falta de confiança, cooperação e partilha de responsabilidades, o que está abrandando o ritmo de mudança previsto no Acordo de Paris. A reversão deste desenvolvimento levará tempo e o seu sucesso não está de forma alguma garantido. Com a visão de curto prazo e as prioridades locais e regionais dominando a formulação de políticas, as mudanças globais necessárias na direção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável, equilibrando as diferentes preocupações no trilema energético, serão ainda mais adiadas.
Perspectivas Energéticas 2025 apresenta quatro cenários para o futuro da economia mundial, dos mercados internacionais de energia e das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia. Os cenários são elaborados para mostrar como os diferentes fatores no trilema energético (segurança energética, acessibilidade e descarbonização) afetam os desenvolvimentos de longo prazo. Os cenários não são previsões, mas sim possíveis caminhos contrastantes, proporcionando uma plataforma para debate, planejamento estratégico e tomada de decisões.

“Os insights e análises fornecidos pela Energy Perspectives nos ajudam a navegar pelas incertezas de curto prazo sem perder de vista as tendências de longo prazo”, afirma o presidente e CEO Anders Opedal.
Os três cenários previstos, Muros, Silos e Praças, visam destacar a grande lacuna entre as mudanças incrementais relativamente lentas que caracterizam a transição energética atual e as mudanças radicais e rápidas necessárias para mover o mundo em um caminho alinhado com a ambição de 1,5 °C do Acordo de Paris, como no cenário retroativo de Bridges.