A Petrobras anunciou a assinatura de dois Memorandos de Entendimento (MoU): um com a empresa SIMEROS, marcando um passo estratégico para o desenvolvimento de novas soluções para o setor de óleo e gás no Brasil. E o outro com a Teledyne Marine.
O objetivo da parceria com a Simeiros é o suporte de engenharia no desenvolvimento e qualificação de dutos flexíveis capazes de atender aos desafiadores cenários de águas ultra profundas da Petrobras. A primeira etapa se concentra no desenvolvimento e qualificação do produto, abrindo caminho para implantação de uma unidade fabril nacional, o que ampliará a capacidade de fabricação no Brasil, contribuindo também para o conteúdo local.


Essa iniciativa é extremamente relevante, pois representa a entrada de um novo player no mercado brasileiro de dutos flexíveis, fortalecendo a competitividade e diversificação da cadeia de suprimentos.
Já o objetivo da parceria é o desenvolvimento e a avaliação de novas tecnologias para conectores elétricos e óticos submarinos, com foco em aplicações nos equipamentos submarinos da Petrobras. A iniciativa também prevê a avaliação para fabricação local desses conectores em uma unidade fabril no Brasil, fortalecendo a cadeia de fornecimento nacional. Essa colaboração está alinhada com nossa estratégia de incentivo à inovação, aumento do conteúdo local e desenvolvimento de soluções tecnológicas que ampliem a eficiência e a competitividade da indústria de O&G no país.