Petrobras na Ceraweek


Durante a CERAWeek 2024, celebrou-se uma iniciativa inédita com a reunião CEOs das companhias globais de energia Exxon, Chevron, BP, Total, Equinor, Eni, Occidental e Petrobras, para tratar de projetos e ações conjuntas para promover a descarbonização e a transição energética. A mesa redonda também promoveu um balanço dos 10 anos da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), grupo formado por 12 empresas do setor de óleo e gás para conduzir ações em resposta às mudanças climáticas.

O debate foi moderado por Daniel Yergin, vice-presidente da S&P Global e fundador da CERA, e por Bob Dudley, presidente do comitê de CEOs da OGCI. A Petrobras foi destacada na fala de Dudley por ser a líder mundial em captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (CCUS), uma tecnologia essencial para o atingimento da neutralidade mundial de emissões – a companhia possui o maior programa de reinjeção de CO2 do mundo, nos campos do Pré-sal, tendo reinjetado mais de 53 milhões de CO2 até 2023.

Desde 2017, as empresas que compõem a OGCI, juntas, reduziram 50% das emissões de metano e cerca de 25% de redução de emissões de gases de efeito estufa. Em 2023, a Petrobras entregou uma redução de 1,7 milhão de toneladas de CO2e nas emissões absolutas em relação a 2022.  Em comparação a 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris, a redução já é superior a 40%.

Jean-Paul Prates, em sua mensagem aos CEOs e executivos presentes, ‘reforçou o papel da Petrobras como líder na transição energética justa e integrada, promovendo a redução de emissões, investimentos em novas fronteiras de energia e atenção total às pessoas, sem deixar ninguém para trás.’ E lembrou que as iniciativas de descarbonização da Petrobras seguem sendo reconhecidas mundialmente: a companhia foi a campeã do Sustentability Impact Awards (Prêmio de Impacto em Sustentabilidade), promovido pela Schneider Electric, entre mais de 400 empresas da América do Sul. Durante a Ceraweek, Jean-Paul Prates recebeu o prêmio do CEO da Schneider, Peter Herweck.

A Petrobras deve continuar avançando na redução das suas emissões com o investimento de US$ 11,5 bilhões previstos no Plano Estratégico 2024-2028+ em projetos de descarbonização, biorrefino, renováveis e novos negócios em baixo carbono nos próximos cinco anos.

Para lembrar: em 1983, a Cambridge Energy Research Associates (CERA) foi fundada em Cambridge, Massachusetts, por Daniel Yergin e James Rosenfield. A empresa de pesquisa e consultoria em energia rapidamente se tornou conhecida por seu conhecimento e análises sobre energia, geopolítica, tendências da indústria, tecnologia e estratégia. Todos os anos, a S&P Global hospeda o CERAWeek em Houston para que os líderes de empresas de energia de todo o mundo possam trocar experiências. A CERAWeek 2024 discutiu estratégias para uma transição energética “multidimensional, multivelocidade e multicombustível”. Também durante a Ceraweek, a Petrobras assinou com a Mitsui & Co. (Brasil) S.A. um Memorando de Entendimentos para avaliação, em caráter não vinculante, de oportunidades de negócios em baixo carbono no Brasil. A parceria envolve a avaliação de potenciais oportunidades para produção de hidrogênio sustentável e seus derivados, utilização de biometano, e captura, transporte e armazenamento de CO2 (CCS). A Mitsui & Co. é uma empresa global de comércio e investimento com presença em mais de 60 países e um portfólio de negócios diversificado que abrange uma ampla gama de setores. 
“O acordo com a Mitsui Co. (Brasil) S.A. busca identificar sinergias comuns em potenciais projetos em segmentos de baixo carbono no Brasil. Exploraremos também como estas sinergias podem abrir oportunidades comerciais no Japão, um dos maiores mercados potenciais para produtos renováveis”, disse o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...