A Petrobras recebeu o prêmio SPE Brazil Award 2024, da Society of Petroleum Engineers (SPE), em 06/2, no Rio de Janeiro. A companhia foi agraciada na categoria “Distinção ao Suporte Corporativo”, em reconhecimento ao apoio prestado às ações da SPE no Brasil. Os gerentes executivos de Libra, Bruno Moczydlower, e Poços, Wllisses Menezes Afonso, representaram a empresa.
Ainda foram premiados oito empregados da Petrobras nas categorias técnicas e profissionais, por contribuição para a indústria de óleo e gás. São eles:

Saúde, Segurança e Meio Ambiente: Claudia Vasconcellos Rodrigues de Oliveira e Correa. Engenheira química com mais de 17 anos de experiência no mercado, Claudia atua como consultora técnica na Petrobras na área de contratos e relacionamento com a ANP, com foco no segmento de segurança operacional para o setor de E&P.
Ciência de Dados e Análises em Engenharia: Cláudio Benevenuto de Campos Lima. Com uma trajetória dedicada à engenharia de petróleo e à inovação tecnológica, Claudio tem quase 40 anos de experiência na indústria de óleo e gás. Doutor em Sistemas de Gestão, Claudio contribuiu para a implantação do Gerenciamento Integrado de Operações na Bacia de Santos, das Operações Remotas na construção de poços, do controle remoto das plataformas de produção da Petrobras e de vários sistemas digitais na construção de poços.


Projetos, Instalações e Construções: Carlos Cunha Dias Henriques. Engenheiro civil com mestrado em Estruturas Oceânicas, Carlos tem mais de 35 anos de experiência na implantação de projetos de Desenvolvimento de Produção offshore, em projetos que permitiram grandes avanços tecnológicos como Marlim, Roncador e Tupi. Atualmente coordena um programa especial na área de Sistemas Submarinos da Petrobras, com o objetivo de fortalecer a capacidade de implantação de projetos offshore.
Engenharia de Perfuração: Rafael Peralta Muniz Moreira. Mestre em Engenharia Mecânica, é engenheiro de petróleo na Petrobras desde 2010. Hoje é consultor na área de Poços, coordenando equipes técnicas em iniciativas estratégicas da companhia, além de prestar consultoria aos projetos e operações e ministrar cursos na área de Poços.


Gerenciamento: Wllisses Menezes Afonso. Engenheiro Civil com mestrado em Estruturas e MBA em Gestão de Negócios e especialização em Engenharia de Petróleo, hoje exerce a função de Gerente Executivo de Poços.
Produção e Operações: Marcelo Eduardo Spessatto Ramis. Engenheiro químico com mais de 22 anos de experiência na indústria de óleo e gás, atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral de Projetos e Pré-Operação do campo de Búzios.


Tecnologia de Completação: Mateus Palharini Schwalbert. Mestre em engenharia química e PHD em Engenharia de Petróleo, trabalha na Petrobras desde 2010. Hoje atua como engenheiro pesquisador nas áreas de estimulação e completação de poços no CENPES. Em 2025 e 2026, também atuará como palestrante do programa SPE Distinguished Lecturer, reconhecido programa internacional de palestras técnicas da SPE.
Reservatórios: Alexandre Emerick atua como engenheiro de petróleo no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) desde 2004. Suas áreas de pesquisa incluem caracterização e simulação de reservatórios de petróleo, ajuste de histórico, quantificação de incertezas e otimização. Na Petrobras, desempenha papel de pesquisador e coodenador de projetos em sísmica 4D, campos inteligentes, otimização e incorporação de dados. Doutor em engenharia de petróleo pela Universidade de Tulsa, Oklahoma (EUA) e atualmente atua como consultor sênior. Em 2024 o Alexandre Emerick recebeu pela segunda vez o reconhecimento mundial na área de energia. Segundo a Universidade Stanford, nos EUA, ele está entre 2% dos cientistas mais influentes do mundo. Esse ranking é um dos mais respeitados a nível mundial e é dividido em 22 grandes áreas e 174 campos específicos.
