As empresas australianas Pilbara Minerals e a Latin Resources celebraram um acordo através do qual a Pilbara Minerals compra 100% das ações da Latin American Resources, que tem o projeto de lítio Salinas, em Minas Gerais, com potencial para se tornar uma das 10 principais operações de lítio em rocha dura globalmente (excluindo a África). O acordo beneficia os acionistas da Latin Resources com um prêmio imediato e desbloqueio de valor do projeto Salinas, ao reduzir o risco de financiamento e através do aproveitamento da experiência comprovada da Pilbara Minerals no desenvolvimento e operação de projetos de lítio em rocha dura, ao mesmo tempo em que recebe exposição à produção de lítio da operação Tier 1 Pilgangoora, da Pilbara Minerals.
Para a Pilbara Minerals, o projeto Salinas adiciona imediatamente aproximadamente 20% aos seus recursos minerais. Além disso, contribui com até 30% da produção pró-forma em estado estacionário após Salinas atingir produção a uma base de custos que se espera que seja competitiva com Pilgangoora.
Os acionistas da Latin Resources receberão 0,07 novas ações da Pilbara Minerals para cada participação detida na companhia e passarão a ter aproximadamente 6,4% das ações da Pilbara Minerals após a implementação do Esquema.
Para os acionistas da Latin Resources, a troca de suas ações por ações da Pilbara Minerals oferece diversificação e outros benefícios, incluindo melhor posicionamento de mercado, um maior free float com liquidez significativamente aumentada, maior acesso aos mercados de capitais e inclusão em índices ASX e globais relevantes.
O valor da transação é de aproximadamente US$ 370 milhões. O board da Latin Resources recomendou por unanimidade o acordo.