Plano irlandês de Área Marítima Designada para eólicas offshore


O Ministro da Energia da Irlanda, Darragh O’Brien, anunciou o lançamento do desenvolvimento de um novo mapa nacional para identificar locais adequados para futuros parques eólicos offshore.

O Plano de Área Marítima Designada (DMAP) para energia eólica offshore será desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente, Clima e Comunicações. Envolverá ampla coleta de dados e um processo de consulta pública, com conclusão prevista para o final de 2027.

Noel Cunniffe, CEO da Wind Energy Ireland, afirmou que “o setor acolherá com satisfação a clareza e a ambição que o governo está proporcionando com esta nova abordagem. Levará tempo, e faremos tudo o que pudermos para acelerar o processo, mas, uma vez concluído, fornecerá locais suficientes para acelerar o desenvolvimento de energias renováveis ​​offshore e colocar a Irlanda no centro da resposta da Europa às crises energética e climática”.

A Wind Energy Ireland também enfatizou a necessidade de o governo garantir que haja financiamento para entregar o mapa até o final de 2027, acrescentando que isso deve ser uma prioridade no Orçamento de 2026, previsto para o final deste ano.

Isso reforça nossas ambições de descarbonização e nossa meta de energias renováveis ​​offshore de 20 GW até 2040. O governo irlandês se comprometeu a atingir pelo menos 5 GW de capacidade eólica offshore instalada, o que contribuirá para sua meta de 80% de eletricidade renovável até 2030.

A viabilidade técnica será um fator-chave na determinação dos limites externos do DMAP. O departamento trabalhará com os especialistas marítimos do Estado, como o Instituto Marítimo, para garantir que a abordagem seja baseada em evidências – utilizando dados robustos e os melhores dados disponíveis. O progresso em marcos importantes, incluindo marcos de engajamento público, será relatado em um fluxo de trabalho nacional dedicado ao DMAP, sob a Força-Tarefa de Fornecimento de Energia Eólica Offshore e por meio do Grupo do Projeto Irlanda Marinha 2040. A previsão é de que este DMAP seja concluído até o final de 2027.

Como nação insular com um extenso território marítimo, a Irlanda possui um dos melhores recursos eólicos offshore do mundo. O desenvolvimento de projetos eólicos offshore, incluindo energia eólica offshore flutuante e outras tecnologias inovadoras em nossas áreas costeiras, oferece enormes oportunidades econômicas para as comunidades costeiras, em termos de crescimento de empregos e desenvolvimento comunitário local. Essa abordagem estratégica também proporcionará segurança às partes interessadas críticas, incluindo a indústria pesqueira, ao fornecer clareza a longo prazo sobre as áreas de desenvolvimento propostas. Também oferece a oportunidade de alinhamento com futuras Áreas Marinhas Protegidas. O processo de desenvolvimento do DMAP será inclusivo e proporcionará oportunidades abrangentes de consulta para o engajamento público e das partes interessadas.

leia o documento completo aqui.

Últimas Notícias

Comau e Roboze colaboram em diversos setores

A Comau e a Roboze estabeleceram uma colaboração com o objetivo de responder às necessidades do mercado por uma automação acessível para aplicações de...

Com a adoção da Nuvem, a Huawei oferece vantagens aos clientes

A Huawei Cloud está ganhando popularidade na América Central e do Sul, e o recente Huawei Cloud COMPASS Summit em Dongguan, China, proporcionou uma...

Honeywell conclui aquisição da Sundyne para expandir capacidades da indústria de processos

A Honeywell anunciou a conclusão da aquisição da Sundyne, da empresa de private equity Warburg Pincus, por US$ 2,16 bilhões, em uma transação totalmente em...