Políticas climáticas mais eficazes identificadas em novo estudo


Um novo estudo revelou algumas das políticas mais eficazes para reduzir as emissões e o aquecimento global. Publicado na revista Science, o estudo mostra que uma equipe de pesquisadores na Europa, Grã-Bretanha e Canadá avaliou 1.500 políticas climáticas implementadas em 41 países em seis continentes nos últimos 25 anos e identificou sessenta e três como as mais bem-sucedidas – que realmente conduziram reduções totais de emissões entre 0,6 bilhão e 1,8 bilhão de toneladas métricas de CO2.

O estudo pondera que embora haja uma infinidade de dados sobre várias políticas e padrões nacionais implementados para reduzir emissões, existe uma lacuna de conhecimento sobre as combinações de políticas mais eficazes.

O objetivo da avaliação da equipe foi orientar os tomadores de decisão a aumentar efetivamente o que ela denomina de Contribuições Nacionalmente Determinadas sob o Acordo de Paris, fornecendo evidências tangíveis sobre quais políticas têm o potencial de alcançar grandes reduções.

Os pesquisadores começaram com um banco de dados de políticas climáticas em 41 países supervisionado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que os dividiu em edifícios, eletricidade, indústria e transporte. Com algoritmos procuraram quedas de emissões de mais de 4,5% nesses setores e países, enquanto acomodavam distorções econômicas, como a pandemia de Covid-19.

veja aqui

Então, compararam o momento das quedas nas emissões com as datas em que políticas climáticas listadas em um banco de dados de 1998 e 2022 foram implementadas. Isso mostrou que as combinações de políticas que incluem incentivos para reduzir as emissões de carbono e impedimentos para gerar emissões eram muitas vezes mais eficazes do que políticas individuais, como incentivos, precificação de carbono ou regulamentações.

Pelo estudo, a precificação do carbono é mais eficaz em setores dominados por empresas, como indústria e eletricidade, mas não funcionou tão bem nos países em desenvolvimento. Nos setores de construção e transporte, uma combinação de incentivos e impedimentos foi considerada a melhor, porque os consumidores individuais tomam decisões sobre seus carros e casas. As 63 combinações de políticas mais bem-sucedidas estão disponíveis gratuitamente online para ajudar os formuladores de políticas em outras partes do mundo.

Consulte aqui.

Últimas Notícias

PetroChina assina contrato para os Blocos em águas rasas do Suriname

A Staatsolie Maatschappij Suriname NV (Staatsolie) e a PetroChina Investment Suriname BV, uma subsidiária da China National Petroleum Corporation, assinaram contratos de partilha de...

Brava Energia conclui farm-out

A Brava Energia concluiu o farm-out de 20% da concessão offshore BS-4 no Brasil para a Westlawn Americas Offshore. A Brava Energia - formada a...

Consórcio formado pela Ore Investments e JGP BB Assetvai gerir o fundo de minerais estratégicos

O BNDES e a Vale anunciaram que o consórcio formado pela Ore Investments e a JGP BB Asset foi selecionado em 1º lugar na...