Porsche recicla baterias de alta tensão


Com um projeto piloto, a Porsche pretende recuperar matérias-primas valiosas de baterias de alta tensão após seu uso em veículos e testar um potencial ciclo de matéria-prima em circuito fechado. Com esta iniciativa, a Porsche quer abordar a crescente importância das matérias-primas de baterias recicladas e promover o manuseio responsável de baterias de alta tensão. A longo prazo, está prevista a criação de uma rede de reciclagem de baterias de alta tensão em colaboração com parceiros externos.

“Com a ajuda de processos de reciclagem inovadores, nos esforçamos para aumentar nossa independência dos mercados de matérias-primas voláteis e geopoliticamente instáveis”, diz Barbara Frenkel, membro do Conselho Executivo de Compras da Porsche. “A economia circular é um pilar central de nossa estratégia de sustentabilidade e, com este projeto piloto, queremos ressaltar nossas ambições.”

©Jann Höfer / cylib

Para testar um processo adequado para aplicação em série, o projeto piloto é dividido em três fases. Na primeira, as baterias de alta tensão dos veículos de desenvolvimento são trituradas mecanicamente no final de sua fase de uso e processadas na chamada “massa negra”. A mistura de granulado resultante contém matérias-primas valiosas, como níquel, cobalto, manganês e lítio. Até agora, cerca de 65 toneladas da chamada “massa negra” foram produzidas. Posteriormente, a “massa negra” será refinada e separada nas matérias-primas essenciais para a produção de baterias de alta tensão. A qualidade e a pureza dos materiais reciclados são particularmente importantes para a Porsche, a fim de fabricar baterias de alta qualidade para veículos elétricos.

©Jann Höfer / cylib

Na terceira fase piloto, a Porsche pretende produzir células de bateria de alta tensão com uma proporção definida de materiais reciclados e testar seu uso potencial em veículos Porsche. O projeto piloto demonstra a compreensão holística da Porsche sobre a economia circular: matérias-primas valiosas de baterias de alta tensão desativadas são recuperadas, processadas e reutilizadas em novos produtos. Isso pode estender o ciclo de vida de recursos selecionados e reduzir ainda mais o impacto ambiental da produção de baterias.

Com essa abordagem, a Porsche pretende desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de ciclos fechados de matéria-prima de bateria e reafirma suas ambições de uso responsável dos recursos. O compromisso também visa demonstrar como a Porsche está se preparando para as próximas mudanças regulatórias – por exemplo, os requisitos esperados para baterias na União Europeia, que entrarão em vigor a partir de 2031. Com a adoção antecipada de materiais reciclados, a Porsche pretende contribuir ativamente e, ao mesmo tempo, reduzir ainda mais seu impacto ambiental.

Últimas Notícias

Comau e Roboze colaboram em diversos setores

A Comau e a Roboze estabeleceram uma colaboração com o objetivo de responder às necessidades do mercado por uma automação acessível para aplicações de...

Com a adoção da Nuvem, a Huawei oferece vantagens aos clientes

A Huawei Cloud está ganhando popularidade na América Central e do Sul, e o recente Huawei Cloud COMPASS Summit em Dongguan, China, proporcionou uma...

Honeywell conclui aquisição da Sundyne para expandir capacidades da indústria de processos

A Honeywell anunciou a conclusão da aquisição da Sundyne, da empresa de private equity Warburg Pincus, por US$ 2,16 bilhões, em uma transação totalmente em...