O pré-lançamento do NAVE – Programa ANP de Empreendedorismo será um dos destaques da programação do 2ª Edição do Fórum de Tecnologia e Inovação da Agência (TIP ANP). O Fórum será realizado de 13 a 15/8, como parte da programação da Rio Innovation Week. Quem comparecer ao evento, vai poder saber mais sobre o NAVE, programa voltado para startups, e se cadastrar para receber informações sobre os próximos passos dessa iniciativa da ANP.
O NAVE consiste na execução de uma série de projetos de inovação, por startups, a fim de solucionar desafios tecnológicos comuns do setor de energia que serão definidos conjuntamente pela ANP e pelas empresas petrolíferas que vierem a participar do programa. O edital com as regras de participação na primeira edição do NAVE tem publicação prevista para este ano.
O novo programa da ANP utilizará recursos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) presente nos contratos de exploração de petróleo e gás natural (E&P). Ou seja, as empresas petrolíferas poderão destinar os recursos da cláusula ao NAVE, assim como a projetos de PD&I com temas por elas definidos e ao Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP).
Na primeira edição do NAVE, que terá como gestora administrativa e financeira a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), os macrotemas que servirão de base para a identificação dos desafios são:
i) Tecnologias para exploração, produção, refino e descomissionamento
• Soluções tecnológicas para o aumento da eficiência operacional, a otimização de custos e a segurança operacional
ii) Tecnologias para segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas
• Soluções tecnológicas para o desenvolvimento de novos combustíveis low carbon, tecnologias híbridas e aumento na eficiência energética
iii) Tecnologias em transformação digital
• Soluções tecnológicas com uso da indústria 4.0, IoT e IA para aumento de eficiência de processos
iv) Tecnologias para economia circular na cadeia de petróleo, gás natural e biocombustíveis
• Soluções tecnológicas para a transformação de rejeitos em produtos de valor agregado
v) Tecnologias de impacto ESG para a cadeia de petróleo, gás natural e biocombustíveis
• Soluções tecnológicas de impacto ambiental, social e governança
vi) Tecnologias para confiabilidade de sistemas, segurança operacional e proteção ambiental
• Soluções tecnológicas para a segurança operacional, proteção da vida humana e do meio ambiente