Prêmio Hermes 2024

Da esquerda para direita: Wladimir Barskyi e Illya Kaufman, fundadores da Archigas GmbH; Jochen Köckler, Presidente do Conselho da Deutsche Messe AG. ; Timo Gessmann, Diretor de Tecnologia, Schunk SE & CO e Kristina I. Schunk, CEO Schunk SE & CO; Bettina Stark-Watzinger, Ministra Federal da Educação e Pesquisa; Prof. Dr.-Ing. Holger Hanselka (Foto: HannoverMesse/Rainer Jensen)

A alemã Schunk foi homenageada com o Hermes Award na abertura da Hannover Messe em 21 de abril de 2024, em reconhecimento a um projeto inovador baseado em IA. Bettina Stark-Watzinger, ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, entregou o prêmio na presença do chanceler federal Olaf Scholz e do primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Støre.

O júri presidido pelo Prof. Dr.-Ing. Holger Hanselka, presidente da Fraunhofer-Gesellschaft, selecionou o projeto 2D Grasping Kit da Schunk para o prêmio deste ano. Este kit de aplicação é composto por uma câmera com lente, um PC industrial, software de IA e uma garra específica para aplicativos. A natureza inovadora do projeto está na modelagem genérica, baseada em IA, de variantes de componentes e na transferência para um conjunto de dados de treinamento menor, o que reduz os tempos de aprendizado para reconhecimento. Mesmo sob condições de luz, cor ou plano de fundo variáveis, a interface de usuário intuitiva permite a separação e o manuseio confiáveis de peças dispostas aleatoriamente e não posicionadas a partir de uma correia transportadora de alimentação, bandeja ou mesa de preparação. Isso permite que tarefas repetitivas de triagem ou logística sejam automatizadas com pouco gasto.

“A automação é a chave para o futuro do abastecimento de pessoas e da indústria em nosso país. Somente com inovações sustentáveis, especialmente nas esferas da produção e logística, podemos superar com sucesso os desafios econômicos e sociais de amanhã”, diz o Prof. Dr.-Ing. Holger Hanselka. “Além da facilidade de uso, a robustez do desenvolvimento de muitas das próximas soluções de automação foi um fator particularmente decisivo por trás de nossa decisão de selecionar o Kit de Agarramento 2D para este prêmio. Em nome de todo o júri, tenho o prazer de parabenizar Schunk pela conquista do Prêmio Hermes 2024!”

Este ano, o cobiçado Hermes Startup Award foi para a Archigas, uma jovem empresa com sede em Rüsselsheim, Alemanha.

O produto premiado é um sensor compacto e resistente à umidade para medição rápida, precisa e confiável do teor de hidrogênio. O princípio do sensor é baseado em uma função avançada de medição de condutividade térmica em um microchip e foi desenvolvido em cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas RheinMain. Ao desenvolver o sensor, a Archigas contribui para permitir a produção, armazenamento e utilização segura de hidrogênio.

“As tecnologias do hidrogênio estão desempenhar um papel central na transformação da indústria rumo à sustentabilidade e são um elemento central do sistema energético do futuro. Para explorar plenamente o seu potencial, é absolutamente crucial transformar rapidamente ideias inovadoras em aplicações reais. Start-ups como a Archigas estão desempenhando um papel fundamental para esse fim”, afirma o Prof. Dr.-Ing. Holger Hanselka, presidente da Fraunhofer Society e presidente do júri do Hermes Startup Award. “A tecnologia inovadora desenvolvida pela Archigas destaca-se pelas suas dimensões ultracompactas, design robusto, capacidade de medição rápida e pela ampla gama de aplicações potenciais para as quais pode ser utilizada.”

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...