A Equinor, em colaboração com a CBO e a Wärtsilä, concluiu o projeto de hibridização da embarcação CBO Wiser. O barco, do tipo PSV (platform supply vessel) conta agora com um banco de baterias instalado e está utilizando, como combustível, tanto diesel quanto energia elétrica em suas atividades. Com a iniciativa, espera-se uma redução significativa de até 30% das emissões de CO2 da embarcação. O projeto é pioneiro no Brasil.
“O Brasil é um país-chave para a estratégia da Equinor. Por aqui, conseguimos dar importantes passos na nossa jornada de reduzir as emissões de CO2 a nível global. A conversão desta embarcação é um exemplo prático nesse sentido. Por meio de projetos como este e outras iniciativas, seguiremos em direção à ambição de alcançar a neutralidade de carbono em 2050”, afirma Paulo Henrique Van Der Ven, Diretor de Operações Compartilhadas da Equinor no Brasil.
A colaboração entre as três empresas fez com que o CBO Wiser fosse a primeira embarcação a realizar esse tipo de instalação no Brasil, sendo ainda a segunda embarcação de propulsão híbrida para o setor de óleo & gás offshore. A primeira, o PSV Delta Commander, entrou em operação em dezembro de 2023, também à serviço da Equinor, no campo de Bacalhau.
Os barcos do tipo PSV são responsáveis por transportar, do continente até as unidades offshore, os suprimentos e equipamentos necessários para a operação dos ativos.