O primeiro navio-sonda de construção própria para águas ultra profundas da China lançou (18/12) seu teste na cidade de Guangzhou, no sul da China.
O navio-sonda, ostentando a maior capacidade de perfuração oceânica do mundo, foi oficialmente chamado de “Mengxiang“, que significa “sonho” em chinês.
A cerimônia de entrega do navio foi realizada em Nansha, o porto marítimo de Guangzhou, e parte para viagem experimental depois de concluir vários trabalhos preparatórios no porto.
Com 179,8 metros de comprimento e 32,8 metros de largura, o navio pode percorrer 15 mil milhas náuticas e aguentar 120 dias sem retornar ao porto. No coração do navio está o sistema de perfuração, projetado e construído de forma independente pela China, com capacidade de perfurar a 11 mil metros abaixo do nível do mar, um recorde mundial.
Enquanto isso, o navio também abriga o maior e mais completo laboratório a bordo do mundo, cobrindo uma área total de mais de 3.000 m2.
Com uma tonelagem total de 33.000 e um deslocamento de 42.500 toneladas, o navio tem o consumo mínimo de combustível dentro de sua categoria. Em seu espaço limitado, o navio atinge a funcionalidade de nove grandes laboratórios, empregando um design modular em toda a embarcação. Cada detalhe é meticulosamente trabalhado no projeto, representando o mais alto nível de experiência em design chinês.
A construção do navio começou em novembro de 2021, com a estrutura principal montada com sucesso em dezembro de 2022. Atualmente, um navio de apoio à perfuração e duas docas de águas profundas para expedições científicas, e uma biblioteca central com a maior capacidade de armazenamento do mundo foi colocado em operação para fornecer apoio offshore e em terra para o Mengxiang.
No futuro, o navio desempenhará um papel vital na realização de importantes projetos científicos e tecnológicos nacionais, bem como em missões internacionais de perfuração científica em alto mar. O Mengxiang possui capacidades de liderança internacional em perfuração científica em águas profundas. Apoia significativamente a implementação pela China do programa internacional Big Science em perfuração oceânica, aumenta as capacidades de entrada, exploração e desenvolvimento em águas profundas e impulsiona a construção da China como uma potência marítima.
Primeiro navio-sonda para águas ultra profundas construído pela China
@CCTV+