O primeiro projeto integrado de hidrogênio-amônia-metanol marinho da China, localizado em Yantan, província de Shandong, no leste da China, entrou na fase de operação experimental após a conclusão da construção em 27 de março. Desenvolvido em conjunto pela CHN Energy Hydrogen Energy Technology Co., Ltd., CIMC Raffles e Guoneng Hydrogen Innovation Technology (Beijing) Co., Ltd., esta iniciativa representa o primeiro projeto de demonstração abrangente do país para produção, armazenamento, transporte e utilização de hidrogênio offshore em toda a cadeia industrial.
A peça central do projeto é uma plataforma semissubmersível de produção de hidrogênio offshore, com mais de 50 metros de altura e pesando mais de 20.000 toneladas. Equipada com sistemas de geração de energia fotovoltaica e dispositivos de armazenamento de energia eletroquímica, a plataforma alcança a autossuficiência energética. Ela abriga três unidades de produção de hidrogênio, incluindo sistemas de eletrólise direta de água do mar e eletrólise de água doce, além de um módulo de dessalinização capaz de produzir cinco toneladas de água doce por dia para geração de hidrogênio. O hidrogênio produzido é convertido em metanol e amônia para enfrentar os desafios de armazenamento e transporte.
Aproveitando energia renovável offshore para a produção de hidrogênio off-grid, o projeto converte hidrogênio verde em amônia e metanol. Esses produtos atendem a dois propósitos: combustíveis marítimos limpos e matérias-primas industriais críticas. O projeto iniciou a construção em setembro de 2024 e foi aprovado na revisão de conformidade de projeto da Sociedade de Classificação da China (CCS) em janeiro de 2025. Sua conclusão representa um marco significativo no estabelecimento de especificações e padrões técnicos para o setor de produção de hidrogênio offshore da China, abordando marcos regulatórios e operacionais anteriormente não atendidos.