A empresa Supcon lançou este ano o primeiro UCS (Universal Control System) do mundo, um equipamento que desfaz a separação existente entre TI, TO e TE. O UCS elimina os cartões de I/O, se comunicando diretamente com os equipamentos e instrumentos da planta por fibra óptica, ou, dependendo dos requisitos de latência, via wireless. A Inteligência Artificial coleta os dados e, entre outras coisas, elabora automaticamente os algoritmos para estabelecer e manter as malhas de controle sintonizadas, buscando garantir operações otimizadas. Por trabalhar com IA, o UCS também modela procedimentos preditivos, gerando, portanto, alta disponibilidade. O UCS é um sistema de controle definido por software, totalmente digitalizado e baseado em nuvem. Ao libertar o usuário dos controladores físicos como os módulos de I/O e gabinetes, se transforma em um centro de dados de controle para criar um ambiente inteligente e na nuvem.
A Supcon possui ainda um Distributed Control System (DCS) e um Safety Instrumented System (SIS) que têm a maior participação de mercado na China, além de instrumentos de pressão e nível, válvulas de controle, PLCs e analisadores de processo. A Supcon trabalha também com uma linha de robôs, incluindo um voltado para inspeção à prova de explosão para zonas Ex, robôs de inspeção montados em trilhos, para salas de energia, robôs logísticos e até um cão-robô de quatro patas – este último, uma grande atração na ROGe, nova denominação da Rio Oil & Gas.
João de Deus, vice-presidente da OTZ Engenharia, é o parceiro que trouxe a Supcon para o Brasil, sendo seu representante master no país.