Proman e Mitsubishi desenvolvem planta de amônia com baixíssimo carbono


A Proman assinou um memorando de entendimento com a Mitsubishi Corporation para explorar a construção de uma instalação de amônia de ultrabaixo carbono em escala mundial em Lake Charles, Louisiana (EUA). A planta proposta produziria aproximadamente 1,2 milhão de toneladas por ano de amônia limpa, incorporando tecnologia de ponta de captura e sequestro de carbono.

A planta estará localizada nas instalações existentes da Proman em Lake Charles, adjacente à planta de gás natural para metanol da mesma empresa, que também está em desenvolvimento.

O amoníaco produzido nas instalações será exportado principalmente para o Japão como combustível limpo para reduzir as emissões das centrais elétricas a carvão, em linha com a estratégia nacional do Japão para aumentar o consumo interno de amoníaco para ajudar a atingir os seus objetivos de descarbonização.

“A Proman lidera a produção de fertilizantes e estamos comprometidos a expandir a produção globalmente para sustentar o papel crítico da amônia não apenas como fertilizante, mas como combustível e fonte de um futuro sustentável. Uma vez completa, essa planta construída com o estado da arte em termos de tecnologia. Estamos honrados em trabalhar com a Mitsubushi nesse projeto” David Cassidy, CEO da Proman.

A assinatura entre a Proman e a Mitsubishi Corporation ocorreu na Terceira Conferência Internacional sobre Combustível Amônia (CFA), organizada pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. 

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...