Publicada IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas


Foi publicada pela IEC em 01/12/2023, a Edição 6.0 da Norma internacional IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas.

As instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex” em áreas classificadas possuem características especificamente projetadas, de forma a torná-las adequadas para operações nestas áreas, com o risco da presença de atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. É essencial, por razões de segurança, que seja mantida a integridade destas características específicas “Ex” nestas áreas classificadas, durante o ciclo total de vida destas instalações.

Esta norma pode ser considerada como sendo uma das mais importantes da Série IEC 60079, sob o ponto de vista de segurança e de conformidade técnica e legal das instalações “Ex”. Isto se deve ao fato de que nas inspeções iniciais e periódicas “Ex” podem ser identificadas e prontamente corrigidas eventuais “desvios” ou “não conformidade” nos equipamentos “Ex”, devido a falhas dos serviços de montagem, manutenção ou recuperação dos equipamentos “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”.

Esta parte da Série ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) é destinada a ser utilizada por usuários, proprietários e operadores de instalações em áreas classificadas e abrange os fatores diretamente relacionados aos serviços de inspeção e manutenção de instalações instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex”.

Esta Norma complementa os requisitos para inspeção e testes de normas para instalações em áreas não classificadas. Esta Norma é destinada a ser aplicada quando existe o risco devido a presença de uma atmosfera explosiva de gases inflamáveis ou mistura de poeira com o ar ou com camadas de poeiras combustíveis sob condições atmosféricas normais.

Nesta norma são especificados os requisitos para inspeções “Ex” com grau visual, apurado e detalhado, bem como para inspeções “Ex” iniciais, periódicas e por amostragem.

Nesta Norma são apresentados os programas de inspeção de instalações e equipamentos “Ex” com tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “n”, Ex “t”, Ex “p”, Ex “i” e Ex “o”, de acordo com o grau de inspeção a ser aplicado em cada caso (detalhado, apurado ou visual).

Esta Norma apresenta também, dentre outros requisitos sobre inspeção de instalações “Ex” “antigas”, competências pessoais requeridas dos inspetores “Ex”, requisitos de manutenção de equipamentos “Ex”, influências externas às instalações “Ex”, análise e aplicação das “condições específicas de instalação” (equipamentos com certificados com sufixo “X”) e procedimento típico para inspeções periódicas das instalações “Ex”, sejam novas ou existentes.

Dentre as principais alterações técnicas que foram introduzidas nesta nova edição da IEC 60079-17 podem ser destacadas as seguintes:

1 – Incluídas orientações adicionais sobre fatores que contribuem para a deterioração dos equipamentos “Ex”

2 – Incluídos esclarecimentos sobre a utilização das tabelas de inspeção “Ex”

3 – Introdução de requisitos para inspeção de equipamentos com tipo de proteção Ex “o” (Proteção de equipamentos por imersão em líquido)

Os sistemas informatizados existentes para gestão de ativos e inspeções de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex”, utilizados por diversas empresas usuárias, proprietárias ou operadoras de instalações “Ex”, necessitam ser devidamente atualizados, de forma a incorporar as alterações que foram introduzidas nesta nova edição da Norma IEC 60079-17.

Os profissionais participantes da Comissão de Estudo CE 003.031.001 do Subcomitê SCB 003.031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) acompanharam todo o processo de revisão, atualização, comentários, votação e publicação desta nova edição da Norma IEC 60079-17. Com a publicação desta nova edição foram iniciados os trabalhos de revisão da respectiva Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17, de forma a manter a devida atualização e harmonização com a respectiva normas técnica internacional, com base nos requisitos da DIRETIVA 3 da ABNT: Adoção de documentos técnicos internacionais.

A Norma técnica internacional IEC 60079-17 Ed. 6.0 está disponível na IEC Webstore: webstore.iec.ch/publication/90154

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...