Reator pode consumir resíduos nucleares e fechar o ciclo do combustível


A Moltex Energy Canada publicou pesquisa demonstrando a capacidade única de seu Reator de Sal Estável – Queimador de Resíduos (SSR-W) de consumir combustível nuclear usado. Esta pesquisa apoia o desenvolvimento contínuo da Moltex de um reator que pode reduzir significativamente o lixo nuclear enquanto produz energia limpa.

A pesquisa destaca que o SSR-W, desenvolvido por equipes em New Brunswick, Ontário, Reino Unido e EUA, pode consumir a grande maioria dos elementos transurânicos presentes em feixes de combustível usados ​​dos reatores CANDU do Canadá. Esses elementos transurânicos, que são criados durante o processo de fissão, são radioativos por milhares de anos. Ao contrário dos reatores tradicionais que acumulam esses elementos ao longo do tempo, o SSR-W é projetado para consumi-los como combustível, apresentando uma abordagem inovadora para reduzir o lixo nuclear.

VEJA A PESQUISA COMPLETA AQUI.

“O SSR-W foi projetado especificamente para reutilizar e consumir eficientemente resíduos nucleares reciclados”, disse o CEO da Moltex, Rory O’Sullivan. “Esta pesquisa inovadora, resultado de anos de colaboração, demonstra claramente essa capacidade.”

De acordo com a pesquisa, o SSR-W pode reciclar combustível usado indefinidamente, produzindo um mínimo de 6.000 MW de energia limpa a partir do combustível do reator CANDU existente no Canadá, sem a necessidade de novas importações de combustível. Isso dá ao SSR-W uma vantagem fundamental sobre outras tecnologias avançadas de reatores, que podem reciclar combustível usado apenas uma vez ou um número limitado de vezes.

“Nossa fonte de combustível já está em estoques em instalações nucleares por todo o país”, observou O’Sullivan. “Isso significa que podemos aproveitar esses recursos para produzir energia limpa nos próximos anos.”

O’Sullivan apresentou as descobertas na conferência Generation IV and Small Reactors em Ottawa e o artigo revisado por pares, intitulado ‘Wasteburning Performance of the Moltex SSR-W’ , está disponível nos anais da conferência e no site da Moltex Energy .

A Moltex também está desenvolvendo o WATSS, um processo de reciclagem projetado para converter combustível nuclear usado em uma forma que pode ser usada em reatores de sal fundido como o SSR-W. A Moltex está trabalhando com a Nuclear Waste Management Organization para garantir que quaisquer resíduos finais que requeiram descarte possam ser descartados por meio de rotas de descarte estabelecidas no Canadá.

Últimas Notícias

Braskem inicia operações como empresa brasileira de navegação

Cerca de dois meses após ter recebido a outorga pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários para se tornar uma EBN - Empresa...

Inovamar

No dia 9 de outubro, o Rio de Janeiro sediou o evento InovaMar: Tecnologias Eficientes para a Construção Naval, organizado pela Câmara de Comércio...

Mineradora St George vai investir R$ 2 bilhões em Araxá

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, fechou um acordo com a mineradora australiana...