Rede de transporte de São Paulo anuncia maior ATO – Operação Automática de Trens da América Latina


A Siemens Mobility fechou um contrato com a Trivia Trens SA para fornecer e implementar um sistema completo de sinalização digital com Operação Automática de Trens (ATO) sobre ETCS Nível 2 para as linhas de trens urbanos 11-Coral, 12-Sapphire e 13-Jade de São Paulo. O projeto abrange 140 quilômetros de trilhos e 46 estações, marcando a maior implementação dessa tecnologia avançada de sinalização ferroviária na América Latina. O contrato inclui equipar 107 trens, seis locomotivas MRS, três locomotivas TRIVIA e 17 veículos auxiliares (frota amarela) com unidades de bordo Trainguard ETCS (Sistema Europeu de Controle de Trens).

“Este projeto histórico demonstra nosso compromisso em trazer tecnologia ferroviária de ponta para a América Latina. Ao implementar o ATO sobre o ETCS Nível 2 na movimentada rede de transporte metropolitano de São Paulo, estamos estabelecendo novos padrões para o transporte ferroviário urbano automatizado na região e aumentando em até 30% a capacidade da rede. Juntamente com nosso cliente, implementamos o maior projeto ETCS Nível 2 da América do Sul”, disse Marc Ludwig, CEO de Infraestrutura Ferroviária da Siemens Mobility.

O escopo abrangente inclui o projeto, fornecimento, instalação, comissionamento e operação assistida do sistema de sinalização nas três linhas, equipando diversos tipos de trens de diversos fabricantes com unidades de bordo Trainguard ETCS de última geração. A solução abrange componentes essenciais, como um Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATS), modernos sistemas de intertravamento, um Centro de Bloqueio de Rádio (RBC) e equipamentos completos de via, com garantia de dois anos e fornecimento de peças de reposição.  

O ATO sobre ETCS representa o que há de mais moderno em tecnologia ferroviária, combinando dois sistemas avançados para maximizar a eficiência operacional e a segurança. Enquanto o ETCS Nível 2 oferece supervisão e controle digital contínuos dos movimentos dos trens via TETRA, o sistema ATO automatiza as funções de condução para o Grau de Automação (GoA) Nível 2. Essa integração tecnológica permite padrões precisos de aceleração e frenagem, paradas precisas nas plataformas e intervalos otimizados entre os trens.

A implementação desta tecnologia avançada transformará as operações das linhas ferroviárias de São Paulo, por meio da melhoria da frequência e da confiabilidade dos serviços. Os algoritmos de condução otimizados do sistema reduzem significativamente o consumo de energia e a demanda de pico, enquanto sua arquitetura simplificada minimiza os requisitos de manutenção. Com menos componentes na via e a possibilidade de atualizações futuras, esta solução representa um investimento à prova de futuro para as crescentes necessidades de mobilidade de São Paulo.

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