O projeto pioneiro MultiPLHY, que demonstra a produção de hidrogênio renovável, atingiu um marco importante: os parceiros do consórcio iniciaram com sucesso o maior eletrolisador de alta temperatura (HTE) multi-megawatt do mundo em um ambiente industrial na refinaria de produtos renováveis da Neste em Roterdã, na Holanda.
O projeto piloto demonstra a viabilidade do hidrogênio renovável na redução do uso de hidrogênio fóssil na indústria de refino. A substituição do hidrogênio produzido a partir de matérias-primas fósseis por hidrogênio renovável é uma das principais formas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no refino. Como próxima etapa do projeto de demonstração, um programa de testes validará as características de desempenho da tecnologia.
O MultiPLHY é um projeto de demonstração com os parceiros de consórcio Neste, Sunfire, CEA e ENGIE. O eletrolisador de alta temperatura é fornecido pela fabricante alemã de eletrolisadores Sunfire e a unidade de processamento de hidrogênio (HPU) pelo grupo SMS. A Neste é responsável pela integração da refinaria e, em conjunto com a Sunfire, supervisiona a operação da unidade. A organização de pesquisa e tecnologia CEA coordena o projeto, e a ENGIE é responsável pela avaliação técnico-econômica.

“O projeto MultiPLHY proporcionou à Neste insights e experiência valiosos na integração da produção de hidrogênio renovável em escala industrial em nossa refinaria. Continuamos comprometidos em explorar diferentes caminhos para substituir o hidrogênio de origem fóssil em nossos processos de refino, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nossas próprias operações. Este projeto de demonstração também demonstra a importância da cooperação em toda a cadeia de valor”, afirma Jukka Kanerva, vice-presidente sênior de Refino de Energias Renováveis da Neste.
O eletrolisador integrado aos processos de refinaria da Neste se baseia na tecnologia SOEC (Solid Oxide Electrolysis Cell) da Sunfire. O eletrolisador de alta temperatura (2,6 MW) é composto por doze módulos de eletrólise, operando a altas temperaturas de 850 °C para produzir mais de 60 kg de hidrogênio renovável por hora. Devido à utilização de calor, o eletrolisador de alta temperatura requer significativamente menos eletricidade para produzir hidrogênio renovável em comparação com outras soluções no mercado.

“Graças à sua eficiência incomparável, nossos eletrolisadores SOEC de alta temperatura serão a solução preferida em muitas aplicações onde há disponibilidade de calor residual. O projeto MultiPLHY demonstra que a tecnologia inovadora pode ser integrada em ambientes industriais em larga escala. Estamos orgulhosos deste grande marco”, destaca Nils Aldag, CEO da Sunfire.
“A eletrólise de alta temperatura tem o potencial de tornar o hidrogênio renovável mais acessível, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência energética de diversos processos industriais em todo o mundo. A construção e o comissionamento realizados pela Sunfire e pela Neste representam uma conquista extraordinária e um grande passo para tornar o hidrogênio verde competitivo”, afirma Pierre Olivier, Chefe do Laboratório de Hidrogênio da ENGIE.


“Estamos entusiasmados em testemunhar a operação bem-sucedida do eletrolisador de alta temperatura na refinaria da Neste em Roterdã. Esta instalação é a maior do gênero em um ambiente industrial e representa um marco significativo tanto para a tecnologia quanto para o setor de hidrogênio limpo. Gostaria de parabenizar todos os parceiros do projeto por tornarem este projeto uma realidade e impulsionarem a indústria europeia de eletrolisadores como um todo”, afirma Mirela Atanasiu, Chefe de Operações e Comunicação da Clean Hydrogen Partnership.
Este projeto recebe apoio do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, da Hydrogen Europe e da pesquisa Hydrogen Europe.

