A Refinaria da Acelen na Bahia atualizou seu 800xA, sistema que monitora e controla mais de 50 milhões de tags há mais de uma década. O principal motivo para a modernização é preservar a segurança das operações daquela planta com sistemas mais modernos, com ciclos de vida renovado e suporte operacional.
A partir da atualização do sistema 800xA, a planta, em operação desde os anos 1950, ganha hardware novo com mais tecnologia embarcada e mais velocidade na leitura dos dados, o que resulta em drástica redução da probabilidade de falha dos ativos em operação na refinaria. Com mais essa inovação, a refinaria está em condições para implementar novas políticas de segurança e aumentar sua disponibilidade de máquina, um aspecto fundamental para continuidade da produção.
A atualização do sistema possibilita uma padronização que protege ainda mais a planta de ameaças cibernéticas – as subestações estão padronizadas de acordo com a norma IEC61850, padrão internacional para comunicações entre os diferentes dispositivos que operam os sistemas elétricos da unidade. Um benefício da atualização foi a substituição dos 20 servidores antigos por apenas três servidores novos, mais modernos e eficientes, que se utilizam de virtualização e possibilitam a redução de espaço físico ocupado pelos painéis, menor consumo de energia, menor probabilidade de manutenção em função dos equipamentos serem mais modernos e menor tempo para recuperação/manutenção em caso de falha.
“O investimento em tecnologia possibilita otimizarmos as operações de refino, priorizando a redução do impacto ambiental atrelado às práticas ESG. Nossos componentes de segurança e disponibilidade foram fortalecidos com essa atualização do sistema 800xA da ABB”, afirma o Gerente de Investimentos Operacionais, Automação e Indústria 4.0 da Refinaria de Mataripe, Danilo Cruz,
O 800xA da ABB é um sistema de controle distribuído com mais de 10.000 sistemas instalados em mais de 100 países.