A Neste concluiu o estudo estratégico lançado em setembro de 2022 e inicia uma transformação gradual da sua refinaria de petróleo bruto em Porvoo, na Finlândia, num centro líder de refinação de soluções renováveis e circulares. A transformação prosseguirá em fases e requer múltiplas decisões de investimento separadas durante a próxima década, antes da conclusão prevista em meados da década de 2030.
A empresa espera que o potencial de capacidade no longo prazo após a transformação seja de cerca de 3 milhões de toneladas de produtos renováveis e circulares, tais como diesel renovável, combustível de aviação sustentável e matérias-primas renováveis e circulares para a indústria de polímeros e produtos químicos. A estimativa total de investimento para o roteiro de transformação é de aproximadamente €2,5 mil bilhões.
“A declaração da COP28 é um sinal forte para todos e queremos estar na vanguarda da aceleração da transição verde com as nossas soluções renováveis e circulares. A transformação no longo prazo da refinaria de Porvoo é um elemento-chave na nossa estratégia de crescimento em energias renováveis, completando a jornada da Neste para um fornecedor de soluções 100% renováveis e circulares quando finalizada. Isto fortalecerá ainda mais a nossa posição no atendimento às necessidades futuras dos nossos clientes”, afirma Matti Lehmus, Presidente e CEO da Neste.
“A procura de combustíveis fósseis está diminuindo nos nossos mercados tradicionais devido à crescente quota de combustíveis renováveis e eletrificação. Estou entusiasmado para iniciar este roteiro de transformação da refinaria de Porvoo e criar proativamente um futuro sustentável para o local. Essa transformação será possível graças às nossas décadas de experiência em refino, conhecimento específico no processamento de matérias-primas desafiadoras e nossos funcionários altamente qualificados”, afirma Markku Korvenranta, Vice-Presidente Executivo da unidade de negócios de Produtos Petrolíferos.
A transformação contribuirá para a concretização dos compromissos climáticos da Neste. O calendário final para a transição do petróleo bruto para matérias-primas renováveis e circulares será determinado posteriormente, em linha com a procura real do mercado de combustíveis, o desenvolvimento da legislação e o progresso da transformação.