A Italgas e a GRDF (Gaz Réseau Distribution France) na Embaixada da Itália, na França, renovaram o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em 2019, fortalecendo sua colaboração estratégica focada em inovação, digitalização e sustentabilidade das redes de distribuição de gás. A renovação do acordo foi assinada por Paolo Gallo, CEO da Italgas, e Laurence Poirier-Dietz, CEO da GRDF, na presença da Embaixadora da Itália na França, Emanuela D’Alessandro.

A aliança entre a Italgas e a GRDF faz parte de uma jornada colaborativa que permitiu às duas empresas compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para a evolução de suas respectivas infraestruturas energéticas. Os resultados alcançados, desde a otimização da gestão da rede até o aumento da integração de gases renováveis, confirmaram o valor estratégico dessa sinergia. Com o novo acordo, a Italgas e a GRDF não apenas reafirmam seu compromisso mútuo, mas também ampliam o escopo da cooperação, intensificando o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias para enfrentar conjuntamente os desafios da transição energética.
O acordo atualizado destaca os pontos fortes de ambas as empresas: a França é referência na conexão de usinas de biometano à rede de distribuição, com 624 usinas até o final de março de 2025, representando um modelo virtuoso de economia circular apoiando a descarbonização na França. A Italgas, por outro lado, revolucionou o gerenciamento de redes por meio da transformação digital, com projetos como o DANA, o sistema avançado de monitoramento e controle remoto que otimiza a eficiência e a segurança das infraestruturas, facilitando a adoção de gases renováveis.
O memorando se concentrará no compartilhamento de conhecimento e no intercâmbio de novas habilidades, melhores práticas e tecnologias para acelerar a integração de biometano, hidrogênio e gases renováveis. Um foco específico será na digitalização da rede, na adoção de ferramentas avançadas de monitoramento e eficiência operacional para garantir a segurança energética, custos competitivos de energia para famílias e empresas e alcance das metas de descarbonização de ambos os países. Além disso, o protocolo consolida e aumenta o valor da rede de distribuição e sua contribuição para a descarbonização, resiliência e acessibilidade do Sistema Energético Europeu.
“Em junho de 2019, nessas mesmas salas, a Italgas e a GRDF assinaram pela primeira vez um Memorando de Entendimento, com o objetivo de fortalecer a colaboração para o desenvolvimento de atividades conjuntas e a troca de conhecimentos e experiências em gestão de redes. Estou particularmente satisfeito por receber na Embaixada da Itália em Paris a renovação deste importante acordo, a fim de intensificar ainda mais a cooperação entre as duas empresas, líderes respectivamente na Itália e na França no setor de distribuição de gás natural e entre os principais players da Europa.” – enfatizou a Embaixadora da Itália na França, Emanuela D’Alessandro. “São precisamente formas de cooperação como a parceria entre a Italgas e a GRDF que permitem fortalecer ainda mais a já excelente relação bilateral entre a Itália e a França, de acordo com o espírito do Tratado do Quirinal que une Roma e Paris”.
“A renovação do Memorando de Entendimento com a GRDF confirma nosso compromisso compartilhado de construir um sistema de energia cada vez mais sustentável, digital e resiliente – disse Paolo Gallo, CEO da Italgas. “A transição energética requer redes inteligentes capazes de acolher e distribuir gases renováveis de forma segura e eficiente. Com essa colaboração, pretendemos fortalecer o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias, acelerando a jornada de inovação para garantir que as comunidades e empresas que atendemos tenham acesso à energia acessível, confiável e ecologicamente correta.”
“Estamos muito satisfeitos em fortalecer nossa colaboração por meio da renovação deste acordo – disse Laurence Poirier-Dietz, CEO da GRDF. –“Compartilhar experiência e conhecimento entre parceiros é essencial para acelerar o desenvolvimento do gás descarbonizado e otimizar nossas operações de rede. Como líder na produção e integração de biometano, a França está mostrando o caminho para outros países europeus, enquanto a GRDF pode se beneficiar das inovações digitais da Italgas para aumentar a eficiência e a segurança da rede de gás francesa”.
O acordo renovado prevê uma troca estruturada de informações e dados, promovendo a adoção de habilidades, recursos e soluções inovadoras para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Especificamente, o acordo se concentra em três áreas principais de colaboração:
- Descarbonização e gases renováveis: as duas empresas combinarão seus conhecimentos e experiência no uso de biometano, hidrogênio e metano sintético, desenvolvendo soluções inovadoras para facilitar a adoção de gases verdes.
- Digitalização da rede: A Italgas e a GRDF compartilharão os modelos e tecnologias que as tornaram líderes no setor, com o objetivo de otimizar a gestão remota da distribuição de gás e melhorar a eficiência operacional.
- Evolução do uso do gás: Novas aplicações para o gás em sistemas integrados de energia serão analisadas, avaliando o potencial de soluções híbridas que combinam várias fontes de energia e potencializam o papel da molécula no atendimento às demandas de flexibilidade.