Segurança intrínseca – equipamentos e instalações em atmosferas explosivas


Roberval Bulgarelli, consultor sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, avisa que foi publicado o Livro Segurança intrínseca – Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.
Este Livro Ex “i”, com mais de 1.000 páginas, contém uma extensa divisão de capítulos, abordando de forma detalhada os diferentes aspectos dos equipamentos e das instalações intrinsecamente seguras, desde o histórico de evolução desse tipo de proteção ao longo do último século, incluindo o desenvolvimento dos conceitos de avaliação dos componentes dos produtos Ex “i”, até as normas técnicas aplicáveis para dimensionamento, ensaios e certificação dos produtos, bem como para as atividades e serviços “Ex” de campo, que proporcionam a devida confiança de que os equipamentos e instalações Ex “i” estejam seguros quando instalados em áreas classificadas contendo gases inflamáveis (zonas 0, 1 ou 2) ou poeiras combustíveis (zonas 20, 21 ou 22).

Ele se destina aos profissionais interessados em aprofundar-se em requisitos sobre a segurança de equipamentos e instalações em áreas classificadas, incluindo técnicos, engenheiros e demais profissionais envolvidos nas atividades de fabricação, ensaios, avaliação da conformidade, certificação, comercialização, especificação técnica, projeto, seleção de produtos, montagem, inspeção, manutenção e recuperação de produtos e instalações ”Ex”.
Esta obra foi concebida de forma a servir como guia e material de consulta rotineira por parte de fabricantes de produtos “Ex”, laboratórios de ensaios de produtos desse tipo, organismos de certificação de produtos “Ex”, empresas de serviços de projeto, montagem, inspeção, manutenção e recuperação de produtos “Ex”, bem como por parte das Empresas usuárias finais e proprietárias desses equipamentos, tanto em instalações terrestres como marítimas em atmosferas explosivas.

No dia 11/07/2024, às 19h00, no Youtube, acontece uma LIVE com a presença dos Autores, para a análise do Livro, discussão sobre o processo de elaboração e sobre principais pontos de destaque. Os participantes poderão assistir o evento ao vivo pelo Youtube, comentar e mandar perguntas pelo chat ao vivo da transmissão.

Clique aqui para ver o evento no Youtube.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...