A Lummus Technology anunciou que a Haldia Petrochemicals Ltd. licenciará sua tecnologia de conversão de olefinas (OCT) e as tecnologias Lummus/Versalis de cumeno e fenol para uma nova planta em Bengala Ocidental, na Índia.
Assim que a planta da HPL estiver concluída, ela será a maior planta de cumeno e fenol da Índia e a primeira planta de propileno específica do país. O marco também ajudará a HPL a se tornar a primeira operadora integrada da Índia na cadeia de valor de fenólicos e líder no segmento de nicho de especialidades químicas. A integração dos PTU fortalecerá o mercado petroquímico da Índia, permitindo a produção local de mais produtos fenólicos, em vez de importá-los.
“Estamos honrados em trabalhar com a Haldia Petrochemicals, um cliente de longa data, neste investimento crítico para a indústria petroquímica da Índia”, disse Leon de Bruyn, presidente e CEO da Lummus Technology . “Esta é uma oportunidade de mostrar as soluções tecnológicas integradas da Lummus para ajudar nosso cliente a se tornar um líder na cadeia de valor de fenólicos e especialidades químicas.”
“Com o comissionamento dessas plantas, espera-se que o portfólio geral de negócios químicos aumente em Rs adicionais. 5.000 Cr. A empresa tem metas ambiciosas para concluir o projeto até o primeiro trimestre de 2026”, disse Navanit Narayan, CEO da Haldia Petrochemicals. “À medida que os planos se concretizarem, haverá avanços em áreas como a digitalização. Isto irá gerar empregos diretos e indiretos na indústria química a jusante. O cenário industrial total que evolui em torno dos produtos químicos testemunhará um enorme crescimento num período muito curto.”
O escopo da Lummus inclui a licença tecnológica para OCT e tecnologias de cumeno e fenol, engenharia de projeto básico, serviços locais, serviços de consultoria e treinamento. OCT é a única rota comercialmente demonstrada para o propileno usando química de metátese e produz propileno a partir da reação do etileno com olefinas C 4 e/ou C 5 . Além disso, a Lummus e a Versalis firmaram parceria para licenciar tecnologias de fenol e cumeno desde 2007. A tecnologia de fenol tem a menor pegada de carbono entre as tecnologias de fenol disponíveis e fornece um processo seguro e confiável que maximiza o rendimento do produto e produz produtos de alta pureza. O processo de cumeno é uma tecnologia de alquilação em fase líquida que usa um catalisador zeólito proprietário e é caracterizado por um rendimento de cumeno muito alto, produto de cumeno de pureza ultra alta e um longo comprimento de execução do catalisador.