Showroom exibe nova geração de Usina Solar Flutuante


Nos últimos anos, a energia solar, também conhecida como fotovoltaica, tornou-se uma alternativa fundamental para a geração distribuída de energia elétrica (GD). A partir dela, muitas tecnologias têm sido desenvolvidas, ocupando espaço na geração centralizada (GC) e englobando grandes centrais elétricas. Uma dessas tecnologias é a criação de Usinas Fotovoltaicas Flutuantes. Para mostrar na prática como é o funcionamento desse tipo de empreendimento e quais são os principais benefícios de seu uso, entre os dias 28 e 31 de agosto, a cidade de Campinas (SP) recebe a exposição ‘Nova Geração de Usina Solar Flutuante’, que exibirá em detalhes o funcionamento da tecnologia. O evento é uma iniciativa das empresas parceiras AE Solar, SMA, Fortlev, Royal FIC, Transmaq, Apollo, Getpower, Fiori, Altus, OnOff Grid e UNICAMP, e acontece em paralelo com a Intersolar South America 2023 em São Paulo.

Ao contrário das usinas de energia solar tradicionais, que contemplam a utilização de placas solares no teto de casas e fábricas ou no solo, em campo aberto, nas usinas flutuantes, os painéis pairam sobre a água. Para isso, placas de energia fotovoltaica são acopladas em flutuadores, que garantem que os painéis não afundarão e estarão no ângulo certo para captação da luz do sol. Esses flutuadores podem ser feitos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com as estruturas dos PVs em pultrudado de plástico reforçado com fibra de vidro ou alumínio. As estruturas também contam com um anel de metal para garantir a integridade mecânica, elétrica e de ancoramento. Trata-se de uma instalação sustentável e com alto retorno de investimento.

As condições naturais e morfológicas brasileiras são bastante favoráveis em relação às usinas solares flutuantes. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil, existem mais de 420.000 lagos. Além disso, o país conta com diversos reservatórios artificiais, devido às áreas ocupadas por represas de usinas hidroelétricas.

A liberação de terras produtivas; redução da evaporação em até 70%; rastreamento; facilidade de limpeza e eficiência energética estão entre os principais benefícios de se trabalhar com uma usina solar flutuante. As temperaturas mais baixas, sob a superfície da água, também impulsionam a geração de energia fotovoltaica. Em áreas suscetíveis à seca ou em hidrelétricas, estes benefícios mostram-se extremamente úteis.

“Recentemente, a energia solar atingiu o posto de segunda principal matriz energética no Brasil. Diante disso, queremos impulsionar ainda mais sua utilização e compartilhar com o público novas opções, acessíveis, sustentáveis e diversas, de aplicações fotovoltaicas. Durante o show room para demonstração da Usina Solar Flutuante, esperamos compartilhar conhecimento sobre o leque de possibilidades que o setor fotovoltaico tem para oferecer”, afirma Jose Alves Teixeira Filho, CEO da Apollo Flutuantes, um dos organizadores do evento.

“Estamos vivendo um momento de virada na forma de consumo energético no país. No primeiro trimestre deste ano, a geração distribuída cresceu 26% e temos a expectativa de que esse crescimento chegue a 80%. Com iniciativas como a da Usina Solar Flutuante, queremos pavimentar o caminho para essa expansão e preparar nossos clientes e parceiros para trabalhar com as novas tecnologias”, acrescenta Ramon Nuche, diretor da AE Solar para a América Latina.

CONHEÇA A NOVA GERAÇÃO DE USINA SOLAR FLUTUANTE

28 a 31 agosto 2023, Campinas (SP)

TMW Energy – Eficiência energética, R. Walter Franco de Lima – Parque Xangrilá, Campinas – SP, 13099-110

A visita é gratuita, com transporte particular (siga para a inscrição); R$55,00 se com transporte exclusivo de Van executiva com saída no estacionamento do Shopping Center Norte, em São Paulo (SP):   Sympla – Plataforma Online de Inscrições

https://www.sympla.com.br/agende-sua-visita–showroom—flutuadores-para-usina-energia-solar__2067959

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...