A Siemens anunciou a expansão de suas ofertas de IA industrial com agentes avançados de IA projetados para funcionar perfeitamente em todo o seu ecossistema Industrial Copilot. Essa nova tecnologia representa uma mudança fundamental de assistentes de IA que respondem a consultas para agentes verdadeiramente autônomos que executam processos inteiros de forma proativa, sem intervenção humana. A nova arquitetura de agentes de IA da Siemens apresenta um orquestrador sofisticado. Como um artesão, ele implementa uma caixa de ferramentas de agentes especializados para resolver tarefas complexas em toda a cadeia de valor industrial. Esses agentes trabalham de forma inteligente e autônoma – entendendo a intenção, aprimorando o desempenho por meio do aprendizado contínuo e acessando ferramentas externas e outros agentes conforme necessário. Os usuários mantêm o controle total, selecionando quais tarefas desejam delegar aos agentes de IA.

“Com nossos agentes de IA Industrial, estamos indo além do paradigma de perguntas e respostas para criar sistemas que podem executar fluxos de trabalho industriais completos de forma independente”, disse Rainer Brehm, CEO de Automação de Fábrica da Siemens Digital Industries. “Ao automatizar a automação em si, prevemos aumentos de produtividade de até 50% para nossos clientes – mudando fundamentalmente o que é possível nas operações industriais.”
A abordagem da Siemens distingue entre Copilotos Industriais, as interfaces com as quais os usuários interagem e os agentes de IA que os impulsionam nos bastidores. Além disso, a empresa está desenvolvendo agentes digitais e integrando agentes físicos, incluindo robôs móveis. Dessa forma, a Siemens está criando um sistema abrangente de múltiplos agentes de IA, onde os agentes são altamente conectados e trabalham de forma colaborativa. O que diferencia a abordagem da Siemens é a orquestração desses agentes utilizando um ecossistema abrangente. Esses agentes não apenas funcionam com outros agentes da Siemens, mas também se integram a agentes de terceiros, permitindo níveis sem precedentes de interoperabilidade.
Para acelerar ainda mais a adoção e a inovação, a Siemens planeja criar um hub de marketplace de agentes de IA industrial no Siemens Xcelerator Marketplace. Este marketplace permitirá que os clientes acessem não apenas os agentes de IA da Siemens, mas também aqueles desenvolvidos por terceiros.
O Siemens Industrial Copilot, aprimorado por agentes de IA industrial, aborda todas as fases da cadeia de valor industrial, em setores de processo e discretos: Design Copilot: Atualmente disponível para NX CAD; Planning Copilot: otimiza o planejamento da produção, a alocação de recursos e a programação; Copiloto de Engenharia: Disponível para o Portal TIA, permite a engenharia sem tarefas repetitivas; Copiloto de Operações: fornece insights holísticos de toda a planta; Serviços Copilot: O Copiloto de Manutenção Senseye oferece às equipes de manutenção diagnósticos de equipamentos de nível especializado.
“Em um ambiente de fábrica, os agentes de IA Industrial conectam diferentes copilotos e automatizam fluxos de trabalho em toda a cadeia de valor. Isso cria uma abordagem unificada que torna a IA industrial acessível a todos, independentemente de sua formação técnica ou nível de experiência”, disse Brehm. “Vislumbramos um futuro em que os agentes de IA Industrial trabalhem em perfeita sintonia com trabalhadores humanos, lidando com processos rotineiros de forma independente, ao mesmo tempo em que permitem que os humanos se concentrem em inovação, criatividade e resolução de problemas complexos.