Sindirepa promove entrega do prêmio Os Melhores do Ano 2023


O Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) promoveu a tradicional cerimônia de entrega do prêmio “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva”. Em sua 8ª edição, o evento ocorreu na Casa Firjan, em Botafogo, centro de inovação e qualificação empresarial da Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. 

“Ao reconhecer as melhores performances em cada uma das 20 categorias, o Sindirepa está seguro da sua missão, que é a de estimular a todas as empresas do mercado adotarem práticas semelhantes. No cenário em constante evolução, acompanhamos a evolução das oficinas mecânicas e de funilaria e pintura. Tenho certeza de que as instaladoras de GNV também estão atentas às necessidades de modernização, pois o cliente está cada vez mais exigente”, destacou o presidente do Sindirepa, Celso Mattos, no início da cerimônia. 

O evento, que contou com a presença de empresários, representantes de entidades e do governo fluminense, do senador Carlos Portinho, encerrou o calendário anual de atividades do setor de reparação automotiva fluminense que, além da premiação, é uma forma de homenagear os fabricantes de veículos, distribuidores de peças, tintas e distribuidoras, aumentando cada vez mais a participação dos fornecedores no mercado reparador, bem como a melhoria do ambiente de negócios do estado do Rio de Janeiro.

“Com o expressivo número de 1.132 empresas associadas em todo o estado fluminense, boa parte micro e pequenos empresários, o Sindrepa moderniza a velha expressão ‘a união faz a força’ para “Juntos, todos vão mais longe’. A capacitação e qualificação profissional, tanto para o empresário quanto para o trabalhador do setor, é uma busca permanente deste sindicato, cuja atuação serve de modelo de associativismo para entidades sindicais empresariais fluminenses e do país”, reforçou o 2º vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar.

Celso Mattos lembrou também que as oficinas do futuro serão impulsionadas pela tecnologia. Desde diagnósticos mais precisos até sistemas de gestão avançados, a integração de tecnologias inovadoras otimizará processos, aumentando eficiência e reduzindo custos operacionais. Segundo ele, a incorporação de práticas sustentáveis, como o uso de materiais e processos eco-friendly, não apenas atende às demandas do mercado, mas também reforça a responsabilidade social e ambiental das oficinas. 

“A complexidade dos veículos modernos exige uma mão de obra altamente qualificada. Investir em treinamento especializado para os profissionais das oficinas é crucial para lidar com as tecnologias emergentes e garantir serviços de alta qualidade”, assegurou Mattos, que também é vice-presidente da Firjan.

Este ano, em iniciativa inédita, foi entregue o “Troféu Legislativo”, refletindo o reconhecimento e destaque a parlamentares, com ações e trabalhos que contribuem para o setor da indústria de reparação automotiva. O deputado federal Aureo Ribeiro foi o homenageado do ano. Também foi entregue a medalha do “Mérito Industrial na Reparação Automotiva”, entregue semestralmente a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, ações em prol do desenvolvimento setorial, defesa dos interesses da livre empresa, da competitividade e manutenção dos serviços de assistência e formação profissional. 

Os homenageados de 2023 foram: deputado federal Marcelo Queiroz; presidente da AgeRio, André Villa Verde; subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Felipe Peixoto; coordenadora de gás na Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Carolina Oliveira; presidente da Agenersa, Rafael Menezes; e para o consultor jurídico do Sindirepa, Simde, ModaRio, Sindibebi, Sigraf e Induscimento, José Roberto Borges.

Miguel Castelo Branco, da Natugas Instaladora de GNV, recebeu uma homenagem especial pelos 30 anos de atividade da empresa. Também foi concedido o prêmio parceiros da Reparação Automotiva para: Katia Repsold, presidente da Naturgy; Soraya Brasília Jorge, diretora da APL Leilões; Luiz Lipay, diretor comercial da KS Brasil; e Alecsandro Silva Marinho e Thais dos Santos Moreira, da Castrol Lubrificantes.

Além da Firjan, o evento teve como parceiros: Firjan SENAI, Kolbenschimidt, Pierburf, Naturgy, IGT Motors, Rodima, CSV, Bicar, H.W Peças GNV e Monroe.

A premiação “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva” é o resultado de uma pesquisa, que ouviu mais de 350 reparadores no estado do Rio. Os empresários avaliaram e elegeram as indústrias, distribuidores, montadoras e os veículos de comunicação, que mais se destacaram no ano de 2023. Veja abaixo a lista das categorias e seus vencedores:

  1. Bomba de combustível: Magnetti Marelli, Delphi e Bosch
  2. Correias: Dayco, Contitech e Gates
  3. Bomba d’água: Nakata, SKF e Urba
  4. Componentes do motor: Motoservice Brasil, Cofap e Mahle
  5. Montadora: GM, Fiat e Ford
  6. Filtro de ar: Wega, Mann Hummel e Tecfil
  7. Óleo lubricante: Castrol, Lubrax e Ipiranga
  8. Kit GNV: IGT/Rodima e Landirenzo
  9. Vela/Cabo de Vela: Delphi, NGK e Bosch
  10. Amortecedor: Monroe, Cofap e Nakata
  11. Proteção Veicular: Global, Facility Prime
  12. Tubo: IGT, Rodima e TDLM
  13. Pastilha de freio: Cobreq, Bosch e Fras-Le
  14. Suporte de GNV: Rodima e Gazfer
  15. Kit embreagem: Luk, Sachs e Valeo
  16. Rolamento de roda: Nakata, Ina e SKF
  17. Distribuidora de GNV: Naturgy, Comgás e Gasmig
  18. Jornalismo automotivo: Band, Globo e SBT
  19. Distribuidor nacional: Comdip, Sama Autopeças e Real Motopeças
  20. Distribuidor regional: Suporte Distribuidora, Riolub Lubrificantes e A.C Araujo Distribuidora
  21. Autopeças linha leve: Altese Peças Automotivas, IBAD Autopeças e Lupi Autopeças
  22. Autopeças linha pesada: Multimarcas Bustruck Peças Diesel, Império dos Freios e Fricção e Império Diesel
  23. Representante/Promotor: Tiago Guinlen, Paulo Henrique e Luiz Paulo

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...