O Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) promoveu a tradicional cerimônia de entrega do prêmio “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva”. Em sua 8ª edição, o evento ocorreu na Casa Firjan, em Botafogo, centro de inovação e qualificação empresarial da Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
“Ao reconhecer as melhores performances em cada uma das 20 categorias, o Sindirepa está seguro da sua missão, que é a de estimular a todas as empresas do mercado adotarem práticas semelhantes. No cenário em constante evolução, acompanhamos a evolução das oficinas mecânicas e de funilaria e pintura. Tenho certeza de que as instaladoras de GNV também estão atentas às necessidades de modernização, pois o cliente está cada vez mais exigente”, destacou o presidente do Sindirepa, Celso Mattos, no início da cerimônia.
O evento, que contou com a presença de empresários, representantes de entidades e do governo fluminense, do senador Carlos Portinho, encerrou o calendário anual de atividades do setor de reparação automotiva fluminense que, além da premiação, é uma forma de homenagear os fabricantes de veículos, distribuidores de peças, tintas e distribuidoras, aumentando cada vez mais a participação dos fornecedores no mercado reparador, bem como a melhoria do ambiente de negócios do estado do Rio de Janeiro.
“Com o expressivo número de 1.132 empresas associadas em todo o estado fluminense, boa parte micro e pequenos empresários, o Sindrepa moderniza a velha expressão ‘a união faz a força’ para “Juntos, todos vão mais longe’. A capacitação e qualificação profissional, tanto para o empresário quanto para o trabalhador do setor, é uma busca permanente deste sindicato, cuja atuação serve de modelo de associativismo para entidades sindicais empresariais fluminenses e do país”, reforçou o 2º vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar.
Celso Mattos lembrou também que as oficinas do futuro serão impulsionadas pela tecnologia. Desde diagnósticos mais precisos até sistemas de gestão avançados, a integração de tecnologias inovadoras otimizará processos, aumentando eficiência e reduzindo custos operacionais. Segundo ele, a incorporação de práticas sustentáveis, como o uso de materiais e processos eco-friendly, não apenas atende às demandas do mercado, mas também reforça a responsabilidade social e ambiental das oficinas.
“A complexidade dos veículos modernos exige uma mão de obra altamente qualificada. Investir em treinamento especializado para os profissionais das oficinas é crucial para lidar com as tecnologias emergentes e garantir serviços de alta qualidade”, assegurou Mattos, que também é vice-presidente da Firjan.
Este ano, em iniciativa inédita, foi entregue o “Troféu Legislativo”, refletindo o reconhecimento e destaque a parlamentares, com ações e trabalhos que contribuem para o setor da indústria de reparação automotiva. O deputado federal Aureo Ribeiro foi o homenageado do ano. Também foi entregue a medalha do “Mérito Industrial na Reparação Automotiva”, entregue semestralmente a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, ações em prol do desenvolvimento setorial, defesa dos interesses da livre empresa, da competitividade e manutenção dos serviços de assistência e formação profissional.
Os homenageados de 2023 foram: deputado federal Marcelo Queiroz; presidente da AgeRio, André Villa Verde; subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Felipe Peixoto; coordenadora de gás na Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Carolina Oliveira; presidente da Agenersa, Rafael Menezes; e para o consultor jurídico do Sindirepa, Simde, ModaRio, Sindibebi, Sigraf e Induscimento, José Roberto Borges.
Miguel Castelo Branco, da Natugas Instaladora de GNV, recebeu uma homenagem especial pelos 30 anos de atividade da empresa. Também foi concedido o prêmio parceiros da Reparação Automotiva para: Katia Repsold, presidente da Naturgy; Soraya Brasília Jorge, diretora da APL Leilões; Luiz Lipay, diretor comercial da KS Brasil; e Alecsandro Silva Marinho e Thais dos Santos Moreira, da Castrol Lubrificantes.
Além da Firjan, o evento teve como parceiros: Firjan SENAI, Kolbenschimidt, Pierburf, Naturgy, IGT Motors, Rodima, CSV, Bicar, H.W Peças GNV e Monroe.
A premiação “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva” é o resultado de uma pesquisa, que ouviu mais de 350 reparadores no estado do Rio. Os empresários avaliaram e elegeram as indústrias, distribuidores, montadoras e os veículos de comunicação, que mais se destacaram no ano de 2023. Veja abaixo a lista das categorias e seus vencedores:
- Bomba de combustível: Magnetti Marelli, Delphi e Bosch
- Correias: Dayco, Contitech e Gates
- Bomba d’água: Nakata, SKF e Urba
- Componentes do motor: Motoservice Brasil, Cofap e Mahle
- Montadora: GM, Fiat e Ford
- Filtro de ar: Wega, Mann Hummel e Tecfil
- Óleo lubricante: Castrol, Lubrax e Ipiranga
- Kit GNV: IGT/Rodima e Landirenzo
- Vela/Cabo de Vela: Delphi, NGK e Bosch
- Amortecedor: Monroe, Cofap e Nakata
- Proteção Veicular: Global, Facility Prime
- Tubo: IGT, Rodima e TDLM
- Pastilha de freio: Cobreq, Bosch e Fras-Le
- Suporte de GNV: Rodima e Gazfer
- Kit embreagem: Luk, Sachs e Valeo
- Rolamento de roda: Nakata, Ina e SKF
- Distribuidora de GNV: Naturgy, Comgás e Gasmig
- Jornalismo automotivo: Band, Globo e SBT
- Distribuidor nacional: Comdip, Sama Autopeças e Real Motopeças
- Distribuidor regional: Suporte Distribuidora, Riolub Lubrificantes e A.C Araujo Distribuidora
- Autopeças linha leve: Altese Peças Automotivas, IBAD Autopeças e Lupi Autopeças
- Autopeças linha pesada: Multimarcas Bustruck Peças Diesel, Império dos Freios e Fricção e Império Diesel
- Representante/Promotor: Tiago Guinlen, Paulo Henrique e Luiz Paulo