Soda cáustica com redução da pegada carbono e uso de fonte de energia renovável


A Dow Poliuretanos lançou, no Brasil, da soda cáustica Caustic DEC. O produto faz parte da linha Decarbia™, que reúne soluções de baixo carbono, e foi lançado na Europa no final de 2023. Ao integrar o portfólio brasileiro, a Caustic DEC oferece uma solução para aplicações no refino de metais, na indústria de papel e celulose, e no de fibras têxteis com menor pegada de carbono. A soda cáustica é fabricada por meio do processo de produção de eletrólise alimentado por energia renovável. A tecnologia possibilita à Dow oferecer um portfólio de produtos de cloro e álcalis mais sustentável.

“Na Dow, temos o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e, ao mesmo tempo, ajudar nossos clientes a atingir suas metas de circularidade e carbono. À medida que nossa jornada de sustentabilidade se acelera, estamos implementando tecnologias para fabricar soluções cáusticas de carbono reduzido, mantendo a qualidade do produto”, ressalta Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina.

Recentemente, a Dow conquistou a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) na fabricação brasileira de Óxido de Propileno/Propilenoglicóis e de soda cáustica na planta de Aratu (BA), e na produção de poliol, no Guarujá (SP). As duas plantas se tornaram as primeiras fábricas da companhia reconhecidas com o selo na América Latina. O certificado reconhece as empresas que utilizam matérias-primas provenientes de fontes sustentáveis, de base biológica ou de soluções circulares.

A certificação das fábricas e a oferta de produtos de baixo carbono integram um conjunto de inovações focadas no alcance da meta global da companhia: reduzir as emissões líquidas anuais de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“A soda cáustica é utilizada numa ampla gama de aplicações finais em diferentes indústrias e nossos clientes podem se beneficiar de soluções de alta qualidade para diversas aplicações industriais com benefícios de sustentabilidade validados e reconhecidos globalmente. A descarbonização do nosso portfólio de produtos é um passo importante em direção a um futuro mais sustentável”, enfatiza Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...