Solução otimiza processos de pintura e conquista 1º lugar no Desafio Senai de Projetos Integradores


Alunos do Senai Vergílio Lunardi, de Santa Rosa (RS), conquistaram o 1º lugar no Desafio Estadual de Projetos Integradores (DSPI), promovido pelo Senai -RS. O reconhecimento foi alcançado com o projeto “Parada Zero”, uma ferramenta de gestão industrial desenvolvida em parceria com a AGCO, empresa global de design, fabricação e distribuição de maquinário e tecnologia agrícola de precisão, para otimizar o controle da linha de produção. A iniciativa, que se destacou pela criatividade, aplicabilidade e impacto direto na indústria, já está em uso na fábrica da AGCO em Santa Rosa.

O projeto nasceu de um desafio real proposto pela companhia: melhorar a eficiência do processo de pintura industrial da unidade por meio da implementação de um sistema capaz de identificar e reduzir tempos de parada na linha. O projeto, elaborado pelos alunos dos cursos de Montador Multifuncional de Máquinas Agrícolas e Mecatrônica, resultou em um sistema que monitora paradas, calcula automaticamente a eficiência global dos equipamentos OEE e gera alertas por e-mail, agilizando a resposta das equipes e aumentando a produtividade.

“Todos os anos, as empresas apresentam desafios reais da indústria ao Senai, e a AGCO levou uma proposta para aprimorar o sistema de pintura, com foco em identificar e reduzir tempos de parada. A equipe de alunos desenvolveu uma solução completa, que hoje já está implementada na fábrica e trouxe resultados efetivos. Ver esse projeto ser reconhecido é motivo de muito orgulho”, afirma João Remonti, Supervisor de Manufatura da AGCO Santa Rosa. 

Durante o desenvolvimento, os estudantes mantiveram reuniões semanais com profissionais da AGCO, ajustando o sistema conforme as necessidades da fábrica. O aprendizado envolveu cálculos de OEE — disponibilidade, qualidade e performance, além de testes e simulações em ambiente produtivo, promovendo um intercâmbio de conhecimento entre a indústria e a formação técnica. 

O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) é uma iniciativa que estimula os alunos a aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo soluções reais para desafios da indústria e nesta edição reuniu 36 projetos do Rio Grande do Sul. Durante o FUTUR.E, evento realizado pela FIERGS que reuniu mais de 25 mil visitantes, os projetos finalistas foram apresentados e avaliados, em um dos momentos mais inspiradores do ano para a educação profissional e tecnológica.

“É gratificante ver jovens talentos da nossa região desenvolvendo uma solução que hoje está em operação dentro da AGCO. Esse resultado mostra o potencial do ensino técnico e reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que conectam aprendizado, inovação e o futuro da indústria”, destaca Daniel Cantarelli, diretor de Operações AGCO Santa Rosa.

Últimas Notícias

Startup brasileira é incorporada pela WakeCap para liderar a operação global para setor industrial

A startup brasileira Trackfy e a WakeCap, sediada na Arábia Saudita com atuação global, que atuam com inteligência de dados em tempo real para...

Ministra alemã fortalece parceria Brasil–Alemanha

A Ministra Alemã da Cooperação e Desenvolvimento, Reem Alabali Radovan, visitou a Schmersal, em Boituva (SP), e assinou um acordo de financiamento no valor...

Manutenção preditiva industrial com infraestrutura de IA

A Tractian tem revolucionado a manutenção industrial por meio de inteligência artificial de ponta. Para sustentar esse avanço, a companhia opera com uma robusta...