A Solvay, operando como Rhodia no Brasil, e a Veolia anunciaram uma conquista inovadora em resiliência hídrica. A planta industrial de Santo André agora recicla 94% da água que consome, economizando o equivalente a 133 piscinas olímpicas de água doce por ano. Essa conquista aborda diretamente o grave risco de seca na região de São Paulo, reduzindo efetivamente os riscos operacionais da planta e impulsionando-a em direção à independência hídrica quase total.
A parceria aproveitou a expertise da Veolia em tecnologias hídricas para transformar a estação de tratamento de águas residuais existente em um sistema de recuperação de alta qualidade. Em vez de construir uma nova infraestrutura, a Veolia integrou sua avançada tecnologia de membrana ZeeWeed™MBR à atual. Essa modernização inteligente criou um sistema de circuito fechado, convertendo continuamente efluentes em água de alta qualidade para os processos industriais da estação.
Esta conquista é resultado direto de anos de investimentos estratégicos e melhorias contínuas nos processos da Solvay. A parceria de sucesso com a Veolia, que opera há mais de um ano sob um contrato de 10 anos, estabelece um padrão confiável de como a indústria pode garantir seu futuro por meio da gestão responsável da água.

“A melhoria significativa na recuperação de água agora nos permite utilizá-la de forma confiável em mais aplicações”, afirmou Ronia Oisiovici, Gerente de Sustentabilidade e Pesquisa e Inovação da Rhodia. “É uma mudança fundamental em direção à economia circular, totalmente alinhada ao compromisso da Solvay de reduzir a captação de água doce em locais com escassez hídrica em todo o mundo.”
Mauro Cruz, Vice-Presidente Executivo e Responsável pelas atividades de tecnologias hídricas da Veolia na América Latina, comentou: “Este projeto reflete a capacidade da Veolia de integrar engenharia de alto desempenho a um modelo operacional robusto e orientado a resultados. Ele exemplifica nosso programa estratégico GreenUp, no qual as tecnologias hídricas impulsionam e servem como catalisadoras para a transformação ecológica. Temos orgulho de acompanhar como trabalhamos com nossos clientes, como a Rhodia, para transformar seus objetivos ambientais em soluções concretas e escaláveis, colocando a ecologia no centro dos processos industriais, demonstrando que desempenho e sustentabilidade podem – e devem – andar de mãos dadas.”


