Os desenvolvedores eólicos offshore devem superar muitos obstáculos para concluir um projeto e talvez um dos mais desafiadores seja navegar pela cadeia de suprimentos global em constante evolução. Para fazer isso com sucesso, os desenvolvedores precisam de uma poderosa Inteligência de Mercado.

Projetado especificamente para a indústria eólica offshore, o módulo Supply Chain da Spinergie fornece dados abrangentes sobre componentes, cronogramas de fabricação e logística de transporte — tudo em uma plataforma intuitiva. Quer você esteja buscando fornecedores, avaliando cronogramas de fabricação ou planejando a logística de embarcações, o módulo fornece os insights necessários para evitar o caos dos gargalos e encontrar as oportunidades que farão com que seu projeto seja entregue no prazo e dentro do orçamento.
Um desenvolvedor de parque eólico com um portfólio internacional estava no estágio de pesquisa e desenvolvimento de um novo parque eólico offshore de médio porte em uma região madura. Preocupados com potenciais gargalos no fornecimento de energia eólica offshore, eles precisavam de uma ferramenta para ajudá-los a obter os componentes certos para seu projeto e fornecer dados e análises precisos para ajudá-los a concluir seu projeto com sucesso.
A solução Market Intelligence da Spinergie combina o poder dos dados de rastreamento AIS, atualizados a cada segundo, com análises aprofundadas. A solução é modular, o que significa que os clientes podem construir a solução ideal para atender às suas necessidades com módulos relevantes para suas operações. Neste caso, o cliente construiu um pacote relevante para energia eólica offshore, incluindo o módulo de cadeia de suprimentos.
Eles usam principalmente o banco de dados de componentes, cronogramas de fabricação e transporte e páginas de fatos do projeto para sua pesquisa de cadeia de suprimentos. Juntos, esses elementos ajudam a equipe a construir uma imagem abrangente de projetos anteriores semelhantes em escopo ao seu desenvolvimento futuro e a entender melhor a dinâmica futura do mercado e onde os gargalos correm mais risco de surgir.
O cliente usa esse banco de dados para diversas tarefas: comparar especificações técnicas entre vários fornecedores, avaliar fornecedores em potencial com base em suas capacidades e experiência, identificar antecipadamente possíveis problemas de compatibilidade e avaliar quais componentes funcionarão melhor para a viabilidade do projeto a longo prazo.
Os cronogramas de fabricação contêm os detalhes de mais de 12.000 contratos de fabricação passados e futuros. Cada cronograma segue o layout padrão da Spinergie, com a opção de selecionar métricas de agrupamento e cronogramas conforme necessário. Os eventos são destacados, e cada componente tem uma dica de ferramenta com informações de manchete e um clique para a página do componente, que mostra uma análise granular adicional, se necessário.
O Supply Chain Schedule é semelhante ao cronograma de fabricação, mas específico para o projeto do parque eólico. Ele pode ser categorizado usando critérios de fabricação, categorias de componentes ou locais para análises de múltiplas linhas do tempo. Múltiplos critérios de data incluem o início da fabricação, o primeiro e o último carregamento e o início da instalação. O cliente pode comparar e contrastar linhas do tempo para construir uma imagem realista de sua linha do tempo.
O transporte é uma das principais preocupações do cliente, e a disponibilidade da embarcação deve ser um dos maiores gargalos à medida que a demanda aumenta. O painel Component Transportation fornece análises de transporte anteriores de projetos comissionados ou em andamento para ajudar o cliente a ver o que funcionou e onde e por que houve atrasos, ajudando-o a criar estratégias de mitigação para seu projeto.
O banco de dados Component Transportation utiliza dados de rastreamento AIS de mais de 1.150 embarcações de transporte juntamente com inteligência de origem pública para analisar detalhes e durações de viagens. Esta análise abrange durações totais, mobilizações, viagens de ida e volta, média de dias de trânsito carregados, tempos típicos de carga no porto, o número de componentes transportados (quando disponível) e tempos médios gastos em portos de entrega.