Startup da Incubadora de Empresas da Coppe é selecionada para programa de aceleração da Ocyan


A Aquapower, startup da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, foi selecionada para participar do processo de aceleração do Programa Ocyan Waves Booster, junto com outras três startups que apresentaram as soluções mais promissoras e inovadoras para os desafios operacionais da Ocyan, além de estarem alinhadas à proposta ESG da empresa.

Durante cinco meses, as selecionadas receberão mentorias para alavancar seu crescimento. O acompanhamento será feito por uma equipe de especialistas da própria Ocyan, e cada startup terá um mentor “padrinho”. A principal meta da companhia é estimular o crescimento destas pequenas empresas no ecossistema brasileiro de inovação, além de capacitar os empreendedores, por meio de métodos personalizados e mentorias para que, no futuro, suas soluções possam gerar impactos no mercado de óleo e gás, e energia como um todo.

O Booster foi criado em 2022 na plataforma Ocyan Waves e, ao longo de seis meses, disponibilizou 52 horas de mentorias e encontros, com debates e estudos sobre os temas mercado, produto, modelo de negócio, gestão de time e de capital. O foco foi acelerar startups cleantechs, com soluções voltadas para energia limpa. Nesta primeira edição, 73 startups se inscreveram e três foram selecionadas ao final de todo o processo. Na edição de 2023, foram 83 startups inscritas e/ou mapeadas em todo o país, das quais quatro foram selecionadas para o processo de aceleração.

A plataforma Ocyan Waves foi lançada há quatro anos e, além do Booster, também incorpora o Ocyan Waves Challenge, que se tornou um programa consolidado no ecossistema de startups.

O CEO da Aquapower, Franco Vernazza, diz que este programa da Ocyan traz muitas expectativas positivas para a empresa. De acordo com ele, o bootcamp, que foi a primeira parte do programa, já foi excelente. “Durante três dias ficamos trabalhando, lado a lado, com um time da Ocyan extremamente qualificado, engajado com a inovação, e pensamos como rodar uma Prova de Conceito (PoC) e um modelo de negócios para desenvolver conjuntamente. Para nós, foi uma oportunidade muito boa e claramente a Ocyan colocou muitos recursos à disposição para que isso aconteça”, diz Franco, que é formado em Economia, pela Universidade de Buenos Aires.

A Aquapower é uma empresa especializada no fornecimento de energia limpa e econômica, instalando turbinas de pequena escala nas tubulações existentes de cidades e plantas industriais. Mais especificamente, transforma excedentes de pressão em pontos específicos das redes hidráulicas em energia elétrica. A energia hidroelétrica oferecida pela empresa permite gerar energia distribuída em qualquer cidade, independente das condições geográficas de sol ou vento. Ela utiliza tecnologias hidrelétricas existentes, adaptadas em escala menor, criando, assim, microcentrais com potências que variam de 20W a 100kW. A solução tecnológica se aplica a empresas de grande porte, que tenham consumo de água elevado, e as turbinas podem ser instaladas em sistemas de abastecimento de cidades, plantas industriais, mineradoras, aciarias ou qualquer outra indústria intensiva no uso de água.

Há um ano na Incubadora de Empresas da Coppe, a startup começou a partir da simples ideia de aproveitar a água que passa pelas tubulações, no intuito de gerar energia. Franco diz que, no início, entenderam que isso não era comum, mas que era tecnicamente viável. “Dedicamos bastante tempo para entender possíveis aplicações de mercado, montar o business case e logo em seguida avaliamos as diferentes rotas tecnológicas possíveis. Inclusive, tivemos contato com dois laboratórios da Coppe, em que os professores se mostraram muito interessados em nos ajudar e a desenvolver alguns aspectos da tecnologia. Posteriormente contratamos projetos de consultoria de outras universidades, tanto de outros estados do Brasil, como de outros países, interagindo com profissionais que já tinham muita expertise na nossa área”, explica Franco.

Com quadro totalmente enxuto, a Aquapower conta apenas com quatro profissionais, incluindo o Franco, que estão prospectando o mercado há pouco tempo. Mas, de acordo com o CEO da empresa, as expectativas para ainda este ano são promissoras e espera quintuplicar o faturamento em 2024. “Percebemos, felizmente, que cada vez mais as empresas procuram soluções de energias limpas, eficiência energética e sustentabilidade de um modo geral, e que todas têm compromissos muito ambiciosos. Assim, entendemos que esta tendência permanecerá durante os próximos anos e é uma oportunidade muito boa para todas as startups que trabalhem com projetos nesta linha”, conclui Franco Vernazza.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...