Startups escolhidas no “Brazilian Welcome Challenge” têm Pitch day no próximo dia 8 de agosto

@pixabay

O EmbraturLAB selecionou as 10 startups que irão participar do pitch day do Desafio “Brazilian Welcome Challenge”, iniciativa que busca melhorar a experiência dos turistas estrangeiros nos aeroportos do Brasil. A ação é uma parceria entre a Embratur e os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o empenho das startups em apresentar soluções inovadoras para tornar a experiência do turista a melhor possível. “Quando o estrangeiro chega ao Brasil, ele quer ser feliz, viver experiências incríveis. E isso deve começar já em nossas portas de entrada: os aeroportos. A primeira impressão fica, e esse turista que sair com uma boa experiência do aeroporto tem uma disposição maior para visitar mais atrativos e voltar para casa falando sobre o diferencial da hospitalidade brasileira”, explica Freixo.

As startups selecionadas são: Atena ESG (SP), Audima (RJ), Autaza (SC), Blumaps (SC), Filazero (SE), Macnica DHW (SC), Mover Tech Ltda (RS), Opensenses (SP), Peoplexperience (SP) e Strelo Aeroportos (BA). Os seis critérios avaliados para a escolha das startups consideraram o modelo de negócio; a escalabilidade, que analisa o potencial de crescimento, ampliação e escala do negócio; a equipe; a aderência da proposta; a relevância do projeto para a transformação digital do setor de turismo; e o impacto sócio/ambiental potencial.

No pitch day, que ocorre no próximo dia 8 de agosto, cada uma delas terá cinco minutos para defender suas soluções, seguido por um período para o Comitê de Seleção realizar questionamentos. Duas empresas serão selecionadas e receberão R$ 50 mil para executar a prova conceito.

Os projetos precisam solucionar pelo menos um dos 17 desafios propostos, com o auxílio da tecnologia. Dentre eles estão o fornecimento de abrigos adequados para os pets durante as viagens; dar informações em tempo real aos viajantes internacionais; estimular turistas a consumirem produtos locais e a visitarem destinos nacionais quando houver conexão entre voos; e automatizar processos com o intuito de otimizar o manuseio de bagagens.

O Desafio “Brazilian Welcome Challenge” também é uma entrega do acordo de cooperação técnica (ACT) firmado entre a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR), em outubro de 2023, que trata das ações e estratégias para ampliar a oferta de voos para o Brasil e aumentar o número de turistas estrangeiros no País. A ABR participará da seleção final, e apoiará na articulação com as concessionárias de aeroportos para a execução das provas-conceito. 

Confira o cronograma das próximas etapas: 

08/08 – Pitch day
16/08 – Publicação de finalistas
23/08 – Demoday (dia em que as startups apresentam seus projetos para uma banca avaliadora)
01/09 – Início das provas de conceito
30/11 – Fim das provas de conceito

Últimas Notícias

99 lança programa de geração de créditos de carbono

A empresa de mobilidade urbana 99 anunciou programa de créditos de carbono em parceria com o Osten Group e a BVM12, bolsa de valores...

Eficiência dos navios porta-contêineres não muda, apesar dos investimentos em navios mais ecológicos

Os navios porta-contêineres da Europa poluem tanto por contêiner quanto há seis anos, mostram novos dados de transporte marítimo da UE . A T&E...

Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor de óleo e gás

A indústria de óleo e gás deixará de gerar R$ 5,890 bilhões em investimentos e de inserir R$ 2,5 bilhões no PIB nacional, até...