Para a proteção da vida marinha, a Ørsted desenvolveu um novo método de instalação de menor ruído que pode potencialmente revolucionar a maneira como as fundações eólicas offshore são instaladas. A nova tecnologia inovadora foi testada com sucesso na Alemanha, provando que essa abordagem inovadora pode reduzir drasticamente os níveis de ruído durante as instalações de fundações, fortalecendo as proteções existentes para a vida marinha e potencialmente abrindo caminho para a próxima geração de fundações monopile.
Tecnologia de baixo ruído usada para instalar fundações monopile na Esta tecnologia de ponta representa um dos maiores avanços até agora na metodologia de instalação de fundações eólicas offshore. É também o exemplo mais recente de como a Ørsted continua a aproveitar a inovação que apoia a biodiversidade, protege o meio ambiente e cria os sistemas de energia verde do amanhã.
A Ørsted já está implementando uma série de medidas de proteção eficazes durante a construção de parques eólicos offshore, incluindo a limitação da duração, intensidade ou extensão de certas atividades de construção offshore. Exemplos dessas medidas de mitigação incluem a implantação de cortinas de bolhas ou outras barreiras de ruído durante a instalação tradicional. O novo método de instalação permite que a Ørsted reduza ainda mais o impacto potencial das atividades de construção no ambiente marinho e construa de uma forma mais econômica.
No novo parque eólico offshore alemão Gode Wind 3, a Ørsted testou com sucesso um método de instalação inovador em três fundações monopile. O método de mitigação de ruído envolve uma tecnologia de jato patenteada fixada na monopile, que reduz a resistência do solo arenoso circundante, permitindo efetivamente que a fundação afunde no fundo do mar – substituindo completamente os métodos convencionais de instalação, como a cravação de estacas. A implementação da nova tecnologia de instalação resultou em uma redução substancial nos níveis de ruído subaquático: com uma redução de 34 decibéis em relação ao método de instalação mais comumente usado, e sem mitigação adicional, os níveis de ruído foram reduzidos em mais de 99% para um nível apenas marginalmente acima do ruído ambiente encontrado na Baía Alemã no Mar do Norte.
Além da redução de ruído, esta nova tecnologia é uma mudança radical na instalação de monopile eólica offshore que, uma vez adotada em escala, pode fornecer instalações mais eficientes e econômicas de fundações eólicas offshore. Turbinas eólicas de 11 MW já foram instaladas no topo das fundações, e a Gode Wind 3 deve iniciar a operação comercial ainda este ano.
“A Ørsted está na vanguarda da inovação eólica offshore e proteções marinhas há 30 anos, e continuamos a inovar em novas soluções inovadoras. Esta nova tecnologia é um potencial divisor de águas para a forma como construímos energia eólica offshore. Uma vez industrializada, ela não só poderia ser mais barata, rápida e muito mais silenciosa – sem mitigação adicional – do que qualquer outra tecnologia de instalação de monoestaca, como também tem o potencial de tornar as fundações de última geração mais leves, pois não precisarão ser projetadas para o processo de instalação convencional,” Patrick Harnett, vice-presidente executivo e diretor de operações da Ørsted.
Esta é a primeira vez que uma tecnologia de jato foi usada para instalar fundações monopile de tamanho real, tornando os testes um marco para toda a indústria.