Tecnologia inédita de prevenção de incêndios em canaviais


Drones israelenses de segurança para monitoramento de grandes perímetros ganham representação da Touchan Tech na cidade e trazem robótica de ponta para segurança de propriedades rurais e urbanas.

Dados estatísticos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que, apenas de janeiro a maio, foram registrados 5.360 incêndios em vegetação. Destes, 56,73% (3.194 focos) foram registrados apenas no mês de maio, época em que começa o período de seca.
A contenção desses incêndios, porém, dependem muito da rapidez com que os focos iniciais são identificados e essa é a proposta da nova tecnologia israelense de prevenção de fogo em canaviais trazida pela Toucan Tech, empresa tech com representação em Ribeirão Preto. O monitoramento é feito com apenas um drone cabeado, capaz de identificar o incêndio em um raio de até 10 km.

O equipamento, que fica a uma altura de 100 metros, substitui uma grande quantidade de sensores e câmeras de segurança e requer somente uma tomada elétrica e conexão à rede local ou internet. O drone monitora áreas de grande extensão com uma câmera móvel que fornece captação 3D e gira 360º, procurando por qualquer sinal de fumaça a uma grande distância.

A operação transmite com precisão e agilidade em qualquer condição de luz – mesmo em plena escuridão – através de uma câmera térmica. Voa também com chuvas leves, exceto as de tempestades e relâmpagos. Além disso, a segurança perimetral inteligente é 24 horas e, ao detectar movimentação suspeita, a propriedade é informada.

“Em caso de dúvida, é só enviar outro drone, móvel, para confirmar a situação”, conta Thomaz A. Schwartzmann, representante da Touchan Tech em Ribeirão.

O sistema apresenta mínimo impacto ambiental e, por requerer pouca infraestrutura, proporciona o menor custo por metro quadrado em zonas urbanas e rurais. “É uma tecnologia em material robusto, de longa durabilidade, pensada para proteger economizando recursos, que é uma necessidade de quem vive em Israel e algo que se encaixa perfeitamente nas metas brasileiras para o Agro”, reforça Schwartzmann.

Importado pela Ôguen, o drone é chamado de “Magos” e foi pensado para atender produtores de todos os portes com o melhor custo-benefício, uma vez que também funciona como sistema de segurança contra invasões. De acordo com o engenheiro Kleber Reis, diretor comercial e de operações da Ôguen, a principal inovação em relação aos modelos existentes está na facilidade de instalação.

Últimas Notícias

Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece 11 vencedores

Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, reconheceu nesta terça-feira (14) os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade,...

IPT é o mais novo membro do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil  

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), uma das mais renomadas instituições nacionais de ciência e tecnologia, é o novo integrante do Acordo de Cooperação...

USA Bioenergy anuncia nova refinaria de SAF de US$ 2,8 bilhões

A USA BioEnergy anunciou aquisição de mais de 1.600 acres de terra no leste do Texas para sua nova biorrefinaria avançada de US$ 2,8...