Tecnologia inédita no Brasil reduz perdas de janelas para o agendamento de navios nos portos


Empresas do setor logístico com operações nos portos brasileiros realizam a entrada e retirada de contêineres e cargas 24 horas por dia. Para isso, disponibilizam equipes para o monitoramento constante sobre os horários de saída/entrada dos navios nos gates, atividade que exige disponibilidade integral no local e online.

Para evitar atrasos e prejuízos às operações logísticas destas empresas, a Siimp Sistemas, empresa de tecnologias para a logística, acaba de lançar a plataforma Farol, que oferece monitoramento portuário em tempo real.

A tecnologia inédita no Brasil faz uma integração com as janelas e suas disponibilidades de navios nos portos brasileiros. Com isso, é possível se antecipar de acordo com as previsões de abertura de cada gate.

Com a sincronização direta com os sites dos terminais e gatilhos operacionais inteligentes que apoiam uma tomada de decisão proativa, é possível combinar a tecnologia Farol com o painel de alertas e outras funcionalidades de cada operação. Cada colaborador recebe o horário de chegada do navio também por mensagem whatsapp e assim, consegue evitar atrasos ou a perda de janelas nos terminais. Assim, é possível ter um nível satisfatório de visibilidade e previsibilidade da operação portuária.

O CEO Bruno Damada explica que já fez testes com a plataforma e operações de clientes na prática e ficou constatado que é possível reduzir em até 99%, as perdas de janelas para o agendamento de navios nos portos. Com esse nível de resultado, as empresas terão adiminuição de custos com multas por atrasos dos contêineres e outras perdas em uma operação logística.

Damada ressalta que a tecnologia Farol conecta operações logísticas das empresas aos dados dos terminais portuários, atualiza automaticamente a movimentação dos navios, desde a previsão de chegada até a saída do porto. Ele garante que é uma solução ideal para empresas que atuam com contêineres e precisam garantir o cumprimento de prazos, evitar reentregas e eliminar riscos de custos inesperados.

“A solução Farol é fundamental para as operações logísticas em portos, ao apontar dados de previsão de atracação, janelas de gate e eventos logísticos relevantes, visibilidade em tempo real de cada fase da operação portuária”, finaliza Damada.

Últimas Notícias

Startup brasileira é incorporada pela WakeCap para liderar a operação global para setor industrial

A startup brasileira Trackfy e a WakeCap, sediada na Arábia Saudita com atuação global, que atuam com inteligência de dados em tempo real para...

Ministra alemã fortalece parceria Brasil–Alemanha

A Ministra Alemã da Cooperação e Desenvolvimento, Reem Alabali Radovan, visitou a Schmersal, em Boituva (SP), e assinou um acordo de financiamento no valor...

Manutenção preditiva industrial com infraestrutura de IA

A Tractian tem revolucionado a manutenção industrial por meio de inteligência artificial de ponta. Para sustentar esse avanço, a companhia opera com uma robusta...