O estagiário do Idaho National Laboratory (INL), Jake Guidry, desenvolveu uma ferramenta de pesquisa de segurança cibernética que pode melhorar a segurança do carregamento de veículos elétricos.
A ferramenta AcCCS oferece recursos de acesso por meio do protocolo de comunicação do sistema de cobrança combinado (CCS).
AcCCS é uma combinação de hardware e software que emula as comunicações eletrônicas que ocorrem entre um veículo elétrico e um carregador extremamente rápido durante o processo de carregamento. A ferramenta oferece aos pesquisadores uma nova maneira de procurar vulnerabilidades em veículos elétricos e estações de recarga.
O hardware AcCCS inclui uma porta e um cabo de carregamento que podem ser conectados a equipamentos. Nenhuma carga de energia flui através do dispositivo: se você conectar o AcCCS a um veículo elétrico, o computador do veículo pensará que a bateria está sendo carregada; se você conectar a ferramenta a uma estação de carregamento rápido de 350 quilowatts, a estação pensará que está carregando um veículo elétrico.
O AcCCS foi desenvolvido como parte das Demonstrações de Laboratório de Arquitetura Segura para Veículos Elétricos, um projeto piloto para demonstrar as melhores práticas de segurança cibernética e colaborações para implantar e operar instalações de carregamento de veículos elétricos com segurança cibernética.
Este projeto é um esforço de pesquisa dos laboratórios nacionais de Idaho, Sandia e Pacific Northwest e é patrocinado pelo Escritório de Cibersegurança, Segurança Energética e Resposta a Emergências e Tecnologias de Veículos do Departamento de Energia.